10ª Feira do Livro é aberta oficialmente em Atlântida Sul
Com a unanimidade de que os livros e a leitura transformam a vida das pessoas, foi aberta oficialmente nesta noite, 30/1, na Praça da integração em Atlântida Su, 10ª Feira do Livro.
O descerramento da fita de abertura foi feito pelo vice-prefeito Eduardo Renda, a cúpula formada pela patrona Marina Raymundo, o homenageado Delalves Costa, a xerife Elena Chemale, a Assessora de Cultura Adriana Sperandir e demais autoridades.
O vice-prefeito Eduardo Renda, destacou que em eventos como a Feira do Livro sempre é preciso refletir sobre a necessidade de fortes investimentos na educação. “Nós do Poder Executivo de Osório temos feitos um grande esforço para oferecer um ensino de qualidade, com profissionais da educação valorizados e alunos felizes. Desejamos uma ótima Feira do Livro para todos e felizes nós da Administração Municipal por termos a oportunidade de fazer duas Feiras durante o ano, essa da praia e a do centro da cidade de Osório”.
Para a patrona da 10ª edição da Feira do Livro, Marina Raimundo, o evento cultural ocorre num período muito interessante que é o final de janeiro e início de fevereiro, quando as pessoas veem para a praia descansar, buscar a paz de espírito, a tranquilidade e relaxar. “No momento em que encontram uma feira do livro na praia e transitam pelo ambiente, folheiam um livro, compram um livro, ouvem músicas, assistem palestra, estão interagindo com livros, com a cultura e dessa maneira, qualificando-se e qualificando todo o ambiente em volta. A questão cultural está diretamente envolvida com o lazer, o turismo e a evolução. O livro é o intermediário do conhecimento e da troca por meio da comunicação entre todos nós”.
Também fizeram uso da palavra, representando a Câmara de Vereadores, o vereador Binho Silveira, homenageado Delalves Costa, a xerife Elena Chemale e o Subprefeito de Atlântida Sul Vagner Gonçalves.
Com o slogan “A Literatura na Diversidade e Inclusão Social”, o evento cultural prestigiado por moradores, autoridades, veranistas e visitantes segue até o próximo domingo (3/2). No ambiente estão distribuídas oito bancas de livreiros e será destaque até o domingo, 3/2, uma programação cultural variada com bate-papo, lançamento de livros, sessão de autógrafos, poesia, teatro, cinema, artesanato, música, recreação para crianças e exposições.
No primeiro dia da feira, a programação iniciou com atividades de recreação para as crianças, apresentação da Banda Municipal de Osório e após a abertura oficial, Roda de conversa com a patrona Marina Raymundo, homenageado Delalves Costa, xerife Elena Chemale, Bate-papo com o escritor Rodrigo Trespach, sessão de autógrafos e show musical com o grupo Chão de Areia.
A Feira do Livro é uma realização da Prefeitura de Osório/Jogue limpo, com organização da Assessoria de Cultura e Juventude e apoio do SESC.