116 anos: a pessoa mais idosa do Brasil vive no RS
Aos 116 anos, Inah, a pessoa mais idosa do Brasil, vive com alegria e uma rotina tranquila na Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre.
Nesta terça-feira (1º), data em que se celebra o Dia do Idoso, Inah continua surpreendendo a todos com seu bom humor e disposição. Quando perguntada sobre sua idade, ela respondeu com leveza: “Poucos anos. 116”.
De acordo com informações do site LongeviQuest, que monitora e mapeia supercentenários no mundo, Inah era uma criança tão magra que muitos acreditavam que ela não sobreviveria.
No entanto, ela desafiou as expectativas e alcançou uma vida longa e saudável.
Nascida em uma família de seis irmãos, Inah ingressou na vida religiosa aos 18 anos, começando em Montevidéu, no Uruguai.
Posteriormente, ela se mudou para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como professora de português e matemática, deixando um legado importante na educação.
Embora sua visão e audição já estejam comprometidas, ela mantém uma disciplina diária, acordando, se alimentando, rezando e dormindo sempre nos mesmos horários.
Quando questionado sobre o segredo da longevidade da tia, o sobrinho de Inah, destacou que a espiritualidade e a dedicação aos outros são elementos essenciais.
Atualmente, o título de pessoa mais velha do mundo pertence à japonesa Tomiko Itooka, que também tem 116 anos, sendo um mês mais velha que Inah.
Tomiko, que vive em Hyogo, no Japão, teve uma vida ativa, praticando esportes como vôlei e até escalando montanhas, como o Monte Ontake, com mais de 3.000 metros de altitude.