11ª Feira do Livro de Atlântida Sul encerra com ênfase a importância da leitura

“O livro deve fazer parte de toda a nossa vida, abre horizontes, expande conhecimento, oportuniza sermos mais críticos, termos sensibilidade para enfrentar qualquer situação. Aqui na praia temos uma festa…

11ª Feira do Livro de Atlântida Sul encerra com ênfase a importância da leitura

“O livro deve fazer parte de toda a nossa vida, abre horizontes, expande conhecimento, oportuniza sermos mais críticos, termos sensibilidade para enfrentar qualquer situação. Aqui na praia temos uma festa cultural, além dos livros”. A afirmação da homenageada desta edição, a professora Cristina de Oliveira resume a grandeza do evento.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″ mobile=“1”]

A 11ª Feira do Livro, realizada na Praça da Integração em Atlântida Sul, com o tema: “Livros, narrativas e cultura popular”, com o foco principal de valorização à leitura e literatura, apresentou durante cinco dias, atrações culturais variadas, além dos livros em oito bancas.

O patrono Anderson Alves (Delalves Costa), salientou que o sucesso de um evento como a Feira do Livro demonstra a união do Poder Executivo com o público, empresários das bancas de livros e artistas. “O livro humaniza, e quanto mais lermos, mais humanizados seremos, o que permite sermos protagonistas de nossa história e dos acontecimentos ao nosso redor”, afirmou o patrono.

A homenageada Cristina Maria, em sua avaliação, enfatizou que a cultura sempre deve estar em primeiro lugar e que a praia, bem como o município todo é privilegiado, com eventos dessa grandiosidade. “Só temos a agradecer a cada um pelo envolvimento e por ter contribuído com as Feiras do Livro de Osório. Não se faz Feira do livro se não tem público de leitor. A vida continua e leitura é vida, tem que ser nosso cotidiano, é alimento para o pensamento, lazer, reflexão, senso crítico”, afirmou a professsora.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″ mobile=“1”]

A xerife Estela Silva agradeceu a todos pela oportunidade de ter sido xerife da Feira de Osório e da praia. “Nesta edição tivemos como tema: ‘Livros, narrativas e cultura popular’, e destaco meu orgulho de representar a cultura afro. Passado o nosso reinado como cúpula em 2019/2020, concluo com a palavra: Ubuntu que significa ‘sou o que sou…’ Cada um de nós vai sair daqui com um aprendizado diferente. É só agradecimentos”, resumiu Estela.

[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″ mobile=“1”]

A assessora de Cultura e Juventude, Adriana Sperandir destacou que a Feira do Livro, integra a programação dos eventos de Osório e demonstra a preocupação do prefeito Eduardo Abrahão e do secretário Rossano Teixeira com a cultura. “Agrademos ao trabalho da cúpula, ao público presente, aos livreiros e a todos os incentivadores da cultura”.

Avaliação:

Os empresários da banca de livros Ler & Saber, Zigomar e Lígia Feijó, avaliaram positivamente a Feira do Livro. “Foi uma edição boa, vendemos livros de todos os gêneros para público adulto, infantil, juvenil. Estamos contentes”.

Segundo Lucinda Melo da Banca Lucinda Lima, a venda dos livros em seu espaço foi razoável. “Trabalhamos por amor à literatura e fazemos parte desse evento que valoriza a cultura”.

A empresária da Banca de livreiros Martins Livreiro Editora, Márcia Martins, afirmou que a Feira do Livro de Osório é maravilhosa e muito bem organizada. “A venda não superou expectativas, mas talvez seja devido ao momento de cuidados com a economia. Vamos persistir, nós gostamos muito da Feira de Atlântida Sul”.

Conforme Abel Peres, da Banca Estação Cultura, a Feira do Livro, foi muito boa e as vendas foram bem variadas, tendo grande volume no sábado. “Ano que vem estaremos aqui mais uma vez, incentivando a leitura”.

Circulando na Feira com a família estava o veranista, Nicolas Poltronieri que avaliou o evento com alegria. “A Feira do Livro está bem bonita e aconchegante.Após a saída da praia, aproveitamos para passear, curtir o evento e comprar livros, porque gostamos de ler”.

Eliane Roche de Melo revelou que gosta muito da Feira. “É um conjunto – compramos livros, as bancas são interessantes com livros diversificados, as bandas e atrações culturais encantam e o artesanato bom, com qualidade. Estão de parabéns pelo evento”.

Para as porto-alegrenses Evelise Martins e Valquiria de Andrade, a Feira do Livro de Atântida Sul é nota 10. “Gostamos das apresentações e atrações culturais e fizemos compra de livros. Participamos de todas as edições”.

Essa edição da Feira teve como patrono: Anderson Alves (Delalves Costa), homenageada Cristina Maria de Oliveira e a Xerife Estela Silva.

A 11ª Feira do Livro foi uma realização da Prefeitura de Osório/Jogue Limpo, Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura e Juventude.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas