24ª Feira do Livro de Osório já tem o seu xerife
Natural de Osório, aposentado pela Caixa Econômica Federal, o xerife da feira é um pesquisador, autoditada, da genealogia das famílias do Litoral Norte.
Nos mais de 30 anos trabalhando na Caixa, era redator de normas da empresa, trabalhando com edições. Leitor e assíduo frequentador da Biblioteca Pública Fernandes Bastos, muitas vezes acompanhado da sua cadela poodle Kelly, foi escolhido, por unanimidade, pela comissão da Feira, composta por vários representantes de entidades culturais da cidade, para ocupar o novo cargo. Já copiou, à mão, milhares de registros que mostram a evolução e expansão das diversas famílias que povoaram a região do litoral, contribuindo para o resgate da história de diversas cidades.
São três livros publicados e outros dois sendo escritos, um deles, deve ser lançado ainda este ano.
Marco Antônio conta que, desde criança, sempre foi muito curioso e que, em toda a família, sempre tem alguém que guarda as histórias dos seus antepassados e essa pessoa, geralmente, é o ponto de partida para muitas das suas pesquisas. “O ideal é ter sempre uma memória oral, sempre tem uma memória da família para começar”, ensina o historiador.
Ele ainda conta que, antigamente, antes da Proclamação da República, os registros de nascimento e casamento eram realizados pela Igreja, depois que foram criados os cartórios, o acesso aos registros ficou mais caro e difícil, sendo necessário, às vezes, recorrer à justiça.
Para esse historiador autodidata, curioso e leitor assíduo, a Feira do Livro de Osório está cada vez melhor. “Ano passado foi muito boa, já venho participando nos outros anos e este ano será melhor ainda”, afirmou o xerife da Feira este ano.
A 24ª Feira do Livro de Osório ocorre entre os dias 24 e 29 de novembro e terá como patrona a professora Tereza Gamba. Os outros xerifes da Feira, nos anos anteriores, foram Adair Comaru e Otomar da Silva, todos leitores e freqüentadores da Biblioteca Pública de Osório e de eventos culturais na cidade.