25 galos de rinha: Polícia Rodoviária Federal flagrou o transporte cruel dos animais da raça Mura, na BR-285 em Ijuí, na segunda-feira (2), e prendeu dois homens.
Os animais, todos utilizados em rinhas, estavam sendo levados da região da fronteira gaúcha com destino a Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
O flagrante ocorreu durante uma abordagem rotineira da PRF a um furgão que trafegava pela rodovia.
25 galos de rinha são resgatados em situação crítica
Ao inspecionar o interior do veículo, os agentes encontraram as aves confinadas em caixas de papelão apertadas, sem qualquer ventilação adequada, alimento ou acesso à água, e totalmente impossibilitadas de se mover.
A gravidade da situação levou à prisão imediata do motorista do furgão, um brasileiro de 29 anos, e do passageiro, um cidadão argentino de 44 anos.
Ambos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Ijuí, onde foram autuados por maus-tratos a animais.
Além da equipe da PRF, fiscais da defesa sanitária animal da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul acompanharam a ação e constataram a situação crítica dos galos.
A PRF e os órgãos de defesa animal seguem vigilantes e atuantes para coibir esse tipo de crime, que além de ferir a legislação ambiental, compromete a saúde pública e o bem-estar animal.