Geral

29º Cavalgada do Mar inicia neste sábado em Torres

A tradicional Cavalgada do Mar, que ocorre anualmente no litoral gaúcho durante o verão, inicia sua 29° edição neste sábado, dia 2 de fevereiro, em Torres. Os cavaleiros e amazonas, que somam mais de 3 mil, sairão de Torres às 7 horas e percorrerão o litoral do Rio Grande do Sul até Balneário Dunas Altas, encerrando o trajeto no dia 9 de fevereiro.

A Cavalgada, que está inserida no calendário do Programa Verão Numa Boa, conta com o apoio das Prefeituras Municipais do litoral norte gaúcho, do Banrisul, Corsan, Brigada Militar, Polícia Federal, OAB, DAER, DNIT, Movimento Tradicionalista Gaúcho, Tribunal de Justiça, entre outros.

Mais informações no site www.cavalgadadomar.art.br.

Sobre a Cavalgada:

A primeira Cavalgada do Mar, que ocorreu em outubro de 1984, foi criada por João José de Oliveira Machado (O Machadinho), advogado da Prefeitura de Palmares do Sul, João Carlos Wender, interventor municipal de Tramandaí, e Ney Cardoso Azevedo, prefeito de Palmares do Sul.

Os idealizadores buscaram apoio dos demais municípios do litoral norte gaúcho, principalmente com relação à alimentação dos cerca de 60 cavaleiros que participavam.

Machadinho comandou a Cavalgada da 1° a 4° edição. A partir da 5°, passou a ser comandada por Vilmar Romera, gaúcho de Arroio dos Ratos. Esta edição já contou com aproximadamente 400 cavaleiros.

O dia durante a Cavalgada do Mar começa às 6 horas com os clarins da Brigada Militar. Depois vem o preparo do chimarrão, a alimentação, o encilhamento dos cavalos, o café da manhã e a vestimenta dos cavaleiros. A saída inicia às 8 horas com uma oração. O Piquete das Bandeiras segue na frente referendando os admiradores e o Piquete de Comando se divide para organizar e orientar os participantes durante todo o trajeto, além de manter a segurança dos banhistas durante a passagem dos cavaleiros. A equipe de apoio normalmente vai de carro na frente para montar o acampamento e elaborar as refeições.

Devido à brisa do mar e temperaturas mais amenas, só se cavalga durante o período da manhã. Desta forma, próximo ao meio-dia os cavaleiros começam a chegar ao acampamento para desencilhar e tratar o cavalo, almoçarem e descansarem. Alguns dormem, outros conversam, cantam ou jogam truco, tava, tetarfe, terjo, argola, ferradura e bocha campeira.

Comentários

Comentários