Esportes

3º Madeirite Trópico ocorre neste final de semana em Torres

O maior evento de resgate da história do surf gaúcho vai começar. O 3º Madeirite Trópico acontece neste final de semana (29 e 30/03), na Praia da Guarita, em Torres. A atividade reúne cerca de 300 surfistas divididos em nove categorias masculinas e femininas. Para essa edição, a organização confirmou a participação de Tom Curren, considerado o maior surfista de todos os tempos. O evento tem apoio da Prefeitura de Torres.

O Madeirite valoriza todos os surfistas, mas dá destaque especial para a categoria Anos 60. Essa é a única na qual não há limite de vagas. “Eles são nossas estrelas e é graças ao pioneirismo deles que hoje temos um evento como esse”, disse Giovanni Mancuso, um dos organizadores do evento. Nessa categoria estarão presentes, entre outros, o prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, e o senhor Luiz Martins de Lima, irmão caçula do primeiro shaper da história do Brasil.

Em 2014 o patrono do evento é o primeiro surfista dos mares gaúchos, Jorge Gerdau. O Madeirite Trópico ainda vai homenagear o primeiro shaper do Brasil, Oscar Martins de Lima, a vencedora do Olimpikus 1984 e do OP Pro em 1985, Tanira Damasceno,  o surfista histórico do Rio Grande do Sul, Alexandre Bayma Menezes, a prefeita de Torres, Nilvia Pereira, e o fundador da Federação Gaúcha de Surfe e skate, Marco Antonio Colares.

Tom Curren

Tom foi o primeiro campeão mundial da história e é até hoje o recordista de baterias vencidas em sequencia no circuito mundial de surfe. Entre muitos surfistas, existe a eterna discussão de que Tom – mesmo com os números de Kelly Slater – é o maior surfista de todos os tempos. Ele inclusive foi professor e ídolo do ainda menino Kelly. O certo mesmo é que, quem visitar a praia da Guarita, vai ver de perto algumas das manobras desse mito do esporte.

Comentários

Comentários