arquiteturaDecoraçãodesign de interioresedicase

5 formas de utilizar a palhinha na decoração

A palhinha indiana, também chamada de rattan, é um material versátil que conquistou espaço na decoração dos lares brasileiros, especialmente a partir dos anos 1950. Com sua textura natural e trançado delicado, ela adiciona um toque de aconchego e sofisticação a diversos estilos de ambiente, desde o clássico ao contemporâneo.

Com a estética que se conecta com a memória afetiva de muitos, ela também conta com uma elevada posição de estima na visão dos profissionais de arquitetura que adoram trabalhar com seu viés natural. A arquiteta Mari Milani endossa o coro e considera a palhinha uma aliada quando o intuito é acrescentar um toque convidativo, sensorial e natural aos projetos.

“Sua tonalidade, que nos remete a um amarelo-dourado, e a textura de suas fibras ajudam a contar uma história e a transformar os lares de inúmeras maneiras”, afirma a profissional que adora explorar a palhinha em diferentes situações e ambientes.

Pensando exatamente em destacar as boas ideias, separamos exemplos práticos de inserção da palhinha realizadas pela profissional em seus projetos. Confira!

1. Estilização de móveis

Sala decorada com móveis em madeira e o móvel abaixo da TV é  verde com palhinha
A palhinha pode ser usada como acabamentos de moveis (Projeto: Mari Milani Arquitetura | Imagem: Julia Herman)

O material, que possui uma cor e uma trama características, apresenta um acabamento ímpar quando inserido no próprio mobiliário. “É possível, inclusive, inserir em móveis sob medida e desenhados sempre conforme a personalidade dos moradores e as dimensões indicadas para o projeto”, explica Mari Milani.

2. Cadeiras, bancos e poltronas

Imagem de dois ambientes em diferentes estilos de decoração com cadeiras revestidas com palhinha
A palhinha é muito utilizada no revestimento de cadeiras (Projeto: Mari Milani Arquitetura | Imagens: Julia Herman)

Entre as utilizações mais canônicas da palhinha está o revestimento de encostos e assentos de cadeiras, emprego que se perpetua até hoje em designs que combinam o moderno com o tradicional e que deixam o item como protagonista das peças. A arquiteta revela que esse visual é perfeito para salas de jantar, estar e áreas de convívio. “O único cuidado por aqui é garantir que haja harmonia com o todo planejado para o ambiente”, explica.

3. Peças decorativas

Nicho da sala com porta-retrato em palhinha
O material também pode ser utilizado em objetos decorativos (Projeto: Mari Milani Arquitetura | Imagem: Julia Herman)

A palhinha é polivalente por assumir diversas formas e essa versatilidade a faz preciosa quando o assunto é produzir objetos decorativos que podem transitar desde porta-retratos até vasos e esculturas.

4. Cabeceiras e dormitórios

Cabeceira de cama e móvel ao lado da cama com palhinha
A palhinha traz a sensação de conforto e acolhimento para o quarto (Projeto: Mari Milani Arquitetura | Imagem: Julia Herman)

As palhinhas também vão super bem com o décor dos dormitórios, afinal, elas são responsáveis por transmitir acolhimento. 

5. Gavetões respiráveis

Armário de banheiro com acabamento em palhinha
Por conta do vazado, a palhinha é uma ótima opção para móveis que precisam de ventilação (Projeto: Mari Milani Arquitetura | Imagem: Julia Herman)

Resultado do trancamento da fibra, o espaço vazado entre as tramas se torna uma abertura para a entrada e saída de ar. Essa potência torna a palhinha em um excelente material para revestir gavetas e gavetões, principalmente em espaços que precisam de uma temperatura ambiente e ventilação, como fruteiras e compartimentos para roupas sujas.

Por Lucas Janini

Comentários

Comentários