5 livros para compreender o período da Ditadura Militar no Brasil

Essas obras trazem diferentes opiniões e informações sobre esse tempo emblemático da história do país

Em 31 de março, completam-se 61 anos do dia em que os militares tomaram o poder, derrubando o governo de João Goulart. Os impactos da Ditadura Militar, que mudou a história do Brasil para sempre, despertam interesse e geram debates até os dias atuais. Pensando nisso, separamos cinco indicações de leitura para quem deseja se aprofundar na temática, além de refletir sobre diferentes perspectivas. 

Seu Título Aqui
Siga o Litoralmania no Google e fique por dentro das últimas notícias do Litoral, RS, Brasil... Seguir no Google

Nesta lista, você vai encontrar investigações de casos emblemáticos, narrativas de resistência, reflexões sobre liberdade de expressão e análises que ajudam a compreender os múltiplos discursos em torno do que aconteceu durante a Ditadura Militar até 1985. Confira! 

1. Crime sem castigo 

“Crime sem castigo” traz um relato detalhado da investigação sobre o desaparecimento do ex-deputado federal Rubens Paiva (Imagem: Reprodução digital | Editora Matrix)

O desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva, morto sob custódia do governo em 1971, tornou-se um dos casos mais emblemáticos do país e ganhou a atenção do público após o sucesso do filme “Ainda estou aqui”. Neste livro, a jornalista Juliana Dal Piva detalha as investigações sobre o crime, revela documentos inéditos e mostra a luta da família para descobrir a verdade. A obra expõe como a Ditadura Militar monitorou e silenciou aqueles que buscavam justiça, impedindo a responsabilização dos envolvidos por décadas. 

2. Vira-lata de raça

Capa de livro em vermelho e preto com a imagem do cantor Ney Matogrosso sem camisa e o título do livro
Em “Vira-lata de raça”, o cantor Ney Matogrosso relembra sua resistência contra a Ditadura Militar (Imagem: Reprodução digital | Editora Tordesilhas)

Nos anos de chumbo da Ditadura Militar, Ney Matogrosso desafiou a censura com sua estética provocativa e performances ousadas. Neste livro, o cantor relembra a própria ascensão nos anos 1970 com o “Secos & Molhados”, a repressão cultural imposta pelo regime e a resistência artística que marcou sua carreira. Entre memórias pessoais e profissionais, o artista fala sobre liberdade, perdas, amores e a reinvenção ao longo do tempo. 

3. O que você ainda não sabe sobre 1964

Capa de livro em preto, azul e vermelho com o título do livro e nome do autor
O livro “O que você ainda não sabe sobre 1964” traz os relatos da época pelo militar Juan Bender (Imagem: Reprodução digital | Editora Appris)

Fugir das simplificações frequentemente apresentadas no debate público é a força-motriz deste livro, assinado pelo militar de carreira especialista em história e ciências políticas, Juan Bender. A obra proporciona aos leitores um mergulho profundo nos acontecimentos que culminaram com o golpe militar de 1964 e seus desdobramentos. Sem mascarar nem suavizar as violências cometidas por oficiais e guerrilheiros, o autor apresenta uma narrativa instigante e acessível dos diferentes discursos que moldaram a história recente do país. 

4. MyNews explica: tempos de chumbo

Capa de livro em preto e branco com a imagem de uma foto dos pés de um militar
“MyNews explica: tempos de chumbo” traz um testemunho sobre os anos de repressão e resistência (Imagem: Reprodução digital | Editora Edições 70)

Este livro reúne imagens e memórias da ditadura civil-militar no Brasil, oferecendo um testemunho sobre os anos de repressão e resistência. Além de refletir sobre as ameaças à democracia, a obra escrita por Carolina Brito destaca a luta política, a defesa dos direitos coletivos e a busca por um país mais justo. Entre registros históricos e análises, é um alerta contra o totalitarismo e um manifesto pela importância da resistência em todas as épocas. 

5. Puxa conversa Liberdade de Expressão 

Capa de livro na cor vermelha e escrito o título e nome do autor e com o desenho de uma gaiola de passarinho
O livro “Puxa conversa Liberdade de Expressão” traz perguntas que convidam o leitor a pensar criticamente (Imagem: Reprodução digital | Editora Matrix)

Com questionamentos provocantes sobre um dos temas mais polêmicos da atualidade e incentivando reflexões sem respostas prontas, “Puxa conversa Liberdade de Expressão”, escrito por Joel Pinheiro da Fonseca, traz perguntas como: o que diferencia um discurso de opinião de um discurso de ódio? Toda censura é prejudicial ou pode haver limites para a liberdade de expressão? As 100 cartas que compõem a obra convidam o leitor a pensar criticamente, debater diferentes perspectivas e construir sua própria visão sobre esse direito essencial. 

Por Dielin da Silva

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Este conteúdo foi produzido em parceria com colaborador do Portal Litoralmania. O Litoralmania revisa, edita e publica o material assegurando qualidade, apuração e transparência, mantendo seu compromisso com informações confiáveis e bem fundamentadas.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas

Essas obras trazem diferentes opiniões e informações sobre esse tempo emblemático da história do país