50 anos de espera: Ponte entre Rio Grande e São José do Norte é tema de uma audiência pública histórica realizada no salão nobre da Prefeitura de Rio Grande.
Lotado de moradores e autoridades de diversos municípios do Litoral Sul, o evento discutiu de forma transparente as quatro alternativas de projeto de engenharia para a tão sonhada ligação seca entre as duas cidades pela BR-101.
A reunião, organizada pelo deputado estadual Halley Lino (PT) por meio da Comissão de Economia, Desenvolvimento Social e Turismo da Assembleia Legislativa, teve como principal objetivo garantir a participação popular no processo de seleção da empresa que será responsável pela elaboração do projeto executivo. A abertura dos envelopes das empresas candidatas ocorrerá no dia 14 de maio, às 15h.
Durante o encontro, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hiratan Pinheiro da Silva, detalhou as propostas em análise. Estão sendo avaliadas quatro alternativas, que variam entre uma ponte móvel ou fixa, além de dois traçados distintos — ao norte ou ao sul de São José do Norte.
A extensão prevista é de aproximadamente 140 metros. O projeto prevê ainda melhorias significativas na BR-101, ampliando a integração da região. A previsão de duração do contrato é de cerca de mil dias.
A empresa vencedora terá como missão definir, com base em critérios técnicos, ambientais e econômicos, o melhor local para a construção da ponte, elaborando o projeto executivo que será a base para a futura obra.
Segundo o deputado federal Alexandre Lindenmeyer, a ligação deve ocorrer entre a região de Honório Bicalho, em Rio Grande, até as proximidades do Estaleiro EBR, em São José do Norte.
“Estamos esperançosos em selecionar uma empresa competente para que, após a assinatura do contrato, possamos ver o projeto executivo ser elaborado dentro dos prazos estabelecidos. Em seguida, será necessário avançarmos para transformar esse sonho em uma obra concreta”, afirmou Lindenmeyer.
O diretor-geral do Dnit, Fabrício de Oliveira Galvão, participou da audiência por videoconferência. Ele destacou que o projeto da ponte entre Rio Grande e São José do Norte está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sendo considerado uma prioridade pelo governo federal.
Estão previstos investimentos superiores a R$ 10,3 milhões apenas para a elaboração do projeto. Durante a apresentação, um vídeo institucional foi exibido, explicando que o estudo de viabilidade técnica analisou diversas estruturas e traçados para a ligação seca entre as duas cidades.
“Nosso foco inicial é definir qual das quatro alternativas melhor atende aos aspectos ambientais, técnicos e de desenvolvimento regional. Todos os traçados apresentam diferenças sutis, especialmente em São José do Norte, mas a chegada em Rio Grande será próxima. Haverá audiências públicas para garantir a participação ativa da sociedade neste processo de decisão”, ressaltou Hiratan.
50 anos de espera
O deputado Halley Lino lembrou que o desejo pela ponte é antigo, atravessando gerações.
“Esse sonho da ponte entre Rio Grande e São José do Norte tem mais de 50 anos. Homenageio todos que, durante décadas, persistiram nessa luta. Este projeto não é apenas do Litoral Sul, é de todo o Rio Grande do Sul e do Brasil. Precisamos dessa visão ampla para colocar essa obra de pé”, concluiu o parlamentar.
A construção da ponte promete transformar a mobilidade, o turismo e o desenvolvimento econômico de toda a região do Litoral Sul.