R$ 55 Bilhões no Litoral: cidade de 11 mil habitantes pode se tornar o novo polo logístico do Brasil?

R$ 55 Bilhões no Litoral Porto bilionário em Arroio do Sal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, é a aposta que promete transformar a cidade de 11 mil…
55 Bilhões no Litoral
Foto: IA

R$ 55 Bilhões no Litoral

Porto bilionário em Arroio do Sal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, é a aposta que promete transformar a cidade de 11 mil habitantes em um dos maiores polos logísticos do Brasil.

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Com investimento privado de R$ 55 bilhões, o projeto recebeu autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e prevê a construção do Porto Litoral Norte, um dos mais modernos do país.

O empreendimento terá capacidade para receber navios de última geração, movimentar milhões de toneladas de cargas e impulsionar a economia não só da região, mas de todo o Rio Grande do Sul.

Estrutura inédita: píer em L e profundidade de 30 metros

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O grande diferencial do porto será o píer em formato de L, que se estenderá por 2,8 quilômetros ao longo da costa.

A profundidade do canal, de até 30 metros, permitirá a atracação dos maiores navios do mundo, com capacidade de transportar até 23,4 mil contêineres.

A previsão é de que o porto movimente cerca de 43,9 milhões de toneladas por ano, número que coloca Arroio do Sal na rota dos grandes terminais portuários globais.

Ferrovia e integração logística

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Além da estrutura marítima, o projeto inclui uma ferrovia ligando o Porto Litoral Norte ao interior do Rio Grande do Sul e ao Paraná, ampliando a malha ferroviária da região.

Essa conexão vai garantir maior eficiência no transporte da produção agrícola e industrial, reduzindo custos logísticos e tornando o estado mais competitivo no comércio internacional.

A ligação direta com a BR-101 reforça o potencial logístico, tornando o empreendimento estratégico para todo o Mercosul.

Complexo industrial, terminal de passageiros e retroárea

O novo porto ocupará 150 hectares no bairro Arroio Seco, em Arroio do Sal.

Além do terminal de cargas, contará com um complexo industrial, retroárea para novas empresas e terminal de passageiros, criando oportunidades para turismo e negócios.

A valorização imobiliária já é visível: o preço dos terrenos saltou de R$ 40 mil para R$ 200 mil por hectare, sinalizando a aposta de investidores na transformação da cidade.

Dois portos em uma mesma cidade

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Divulgação DTA Engenharia

O Porto Litoral Norte se soma ao projeto já em andamento do Porto Meridional, localizado a apenas 5 km.

Juntos, os dois empreendimentos colocarão Arroio do Sal no centro de uma revolução logística.

O Meridional prevê investimentos de R$ 6 bilhões em obras iniciais e mais de R$ 5 bilhões em aportes de parceiros, criando um cenário único no Brasil: uma cidade com dois grandes portos simultâneos.

Impacto econômico: empregos e oportunidades

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IA Freepik

Estima-se que o novo porto gere mais de 2 mil empregos diretos e milhares de postos indiretos, movimentando a economia local com fornecedores, serviços e atração de novas indústrias.

Especialistas destacam que o investimento se insere no contexto do Novo PAC, que prevê mais de R$ 50 bilhões em obras portuárias até 2030, mas se diferencia por ser 100% privado.

Sustentabilidade e estudos ambientais

Para minimizar impactos, o projeto prevê estudos ambientais rigorosos e licenciamento detalhado.

O objetivo é garantir que o desenvolvimento econômico venha acompanhado de preservação ambiental, protegendo o ecossistema costeiro.

Um futuro estratégico para o Brasil

O Porto Litoral Norte em Arroio do Sal não é apenas um investimento bilionário, mas uma aposta estratégica no futuro da infraestrutura portuária brasileira.

Sua localização no Litoral Norte do Rio Grande do Sul o torna fundamental para o escoamento da produção agrícola, industrial e para o fortalecimento das exportações nacionais.

A expectativa é que as obras avancem após a autorização da Antaq.

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Amanda da Silveira Ferrari é estudante de Jornalismo pela UNISINOS, com experiência em produção de conteúdo, jornalismo de dados e comunicação pública.

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