arquiteturaDecoraçãodesign de interioresedicase

6 tendências de iluminação e decoração para 2025

Repaginar um ambiente vai além da escolha de móveis e cores; a iluminação e a decoração, por exemplo, desempenham um papel fundamental na criação de espaços acolhedores e modernos. Neste contexto, em 2025, novas propostas surgem para transformar os espaços, trazendo elegância em diferentes estilos.

A seguir, Guilherme Santos, especialista em design e tendências da Yamamura, megastore referência na área de iluminação, revela as principais tendências deste ano. Confira!

1. Iluminação decorativa e inventiva 

Ambientes com iluminação colorida, destacando uma parede com luz rosa vibrante e uma sala integrada iluminada em tons de azul e roxo
O uso criativo da iluminação traz cor e dinamismo aos ambientes (Projeto: Gigi Gorenstein e Philips Hue | Imagens: Emerson Rodrigues e Divulgação Philips)

Em busca de uma decoração cada vez mais expressiva e personalizada, as pessoas estão apostando em ambientes mais coloridos e fora do convencional. Por isso, vale evidenciar os móveis e as peças de iluminação que servem como pontos focais no projeto, além de luminárias com formatos incomuns, que resultam em uma atmosfera eclética e vibrante.

2. Elementos naturais

Sala de estar com mesa de centro em madeira maciça e luminária de mesa em pedra, complementada por plantas e acabamentos naturais
Elementos naturais também ganham destaque nas luminárias (Projeto: Giancarlo Filgueiras | Imagem: Emerson Rodrigues)

As luminárias que trazem o clima de casa de praia estão em alta, valorizando os acabamentos naturais, como madeira, fibra e tecido, juntamente com os diversos acabamentos de pedra, caso de granilite, travertino, entre outros. Essa tendência combina perfeitamente com as pessoas que buscam hábitos mais sustentáveis, alinhados com o desejo de se reconectar com a natureza de uma sociedade cada vez mais urbana.

Presentes também em móveis, bancadas, entre outros usos, as pedras comprovam que a experiência tátil continua servindo de inspiração para os mundos do design e da decoração, mas a madeira, material que faz parte da história da arquitetura brasileira, também nunca sai de moda. Em evidência em móveis, objetos e, compondo diferentes estilos de luminárias, a madeira é sinônimo de aconchego e atemporalidade.

3. As multifaces do vidro 

Luminárias de mesa com cúpulas de vidro colorido, em um ambiente sofisticado com móveis de madeira
Luminárias de apoio em vidro trabalhado adicionam elegância ao ambiente (Projeto: Studio Triarq | Imagens: Emerson Rodrigues)

Embora a transparência do vidro permaneça em alta durante o ano todo, há uma crescente demanda pelas versões trabalhadas, aplicadas em diferentes situações. Além dos armários, os vidros canelados, texturizados, granulados, entre outros, compõem luminárias e imprimem mais uma camada de sofisticação, mas sem perder a leveza da transparência.

4. Iluminação versátil e funcional 

Sala de estar com painel de madeira iluminado por fitas de LED embutidas atrás da TV
Sistemas de iluminação contemporâneos aparecem cada vez mais finos para criar projetos inovadores (Projeto: Duda Porto | Imagem: Emerson Rodrigues)

Por proporcionar maior flexibilidade de aplicação e personalização, os sistemas de iluminação continuarão bem presentes nos lares brasileiros, mas com uma atualização importante. Eles aparecem cada vez mais finos e com módulos ainda mais específicos, o que ajuda a criar projetos únicos e inovadores.

5. Eternamente marrom 

Sala com decoração em tons terrosos e pendentes marrons com o contraste de cerâmica azul sobre mesa
O marrom é uma tendência de 2025 que mescla equilíbrio entre as demandas da modernidade e a beleza atemporal (Projeto: Isabella Nalon e decoração de Sula Miranda | Imagem: Emerson Rodrigues)

Destaque de muitas temporadas, o marrom promete ganhar ainda mais destaque, especialmente após ser eleito pela Pantone como a cor de 2025. Quando anunciou o Mocha Mousse no início de dezembro, a empresa, referência mundial de cores, lembrou do conforto trazido pelo cacau, chocolate e café.

Ainda de acordo com a Pantone, a tonalidade remete também a elementos naturais e encontra equilíbrio entre as demandas da modernidade e a beleza atemporal da criação artística. Desta forma, é ideal para criar ambientes aconchegantes e cheios de personalidade.

Atemporal, o marrom vai muito além dos dias quentes, combinando perfeitamente com todas as estações e ocasiões. E mais: as apostas indicam que essa tonalidade não se restringirá às opções mais claras e aparecerá em uma rica paleta cromática, composta pelos tons mais suaves até os mais intensos.

6. Ode ao luxo silencioso 

Varanda com sofá neutro e mesa de centro em madeira bruta, acompanhada por luminárias de fibras naturais
Cores neutras podem fazer parte de projetos sofisticados (Projeto: Casa GB | Imagem: Emerson Rodrigues)

Se, há alguns anos, a ideia de luxo comunicava uma imagem de opulência, a tendência atual se propõe ir pela contramão, apresentando um novo conceito do que se entende como alto padrão. O quiet luxury, ou luxo silencioso, como também ficou conhecido, promove uma estética que ganhou notoriedade nos projetos de interiores. Esse estilo, em alta em 2025, se pauta pela atemporalidade e discrição.

Mobiliário com design simples e linhas retas traz como foco a praticidade e a funcionalidade, fugindo de ornamentos excessivos. A preferência pelas formas geométricas valoriza o ambiente, especialmente os espaços livres e a circulação. Dentro desse conceito, o emprego das cores é fundamental. A opção por tons neutros ou terrosos denotam uma atmosfera atemporal, sendo que o branco, o bege e o cinza estão entre os mais adotados.

Por Glaucia Ferreira

Comentários

Comentários