8º Batalhão de Polícia Militar comemora 39 anos
Nesta terça-feira (12/5), em Osório, o 8º Batalhão de Polícia Militar começa as festividades do seu 39º aniversário.
Das 7h30 às 17h30, ocorre a Gincana Proerd, com alunos do 1º Semestre do corrente ano letivo, onde participarão de diversas atividades como futebol, oficina de desenho, Cabo de guerra, salto em distância, corridas do lápis e do saco, almoço, e escolha da Garota PROERD.
Na quarta-feira (13/5), às 10h, ocorre a competição esportiva para o público interno, futebol integração entre autoridades e inativos da Brigada Militar, competição de bocha campeira e tiro prático policial para os inativos BM.
Encerrando as comemorações, na quinta-feira (14/5), às 14h, ocorre a competição de tiro para os profissionais da imprensa e instrução prática de tiro para autoridades.
História do 8º BPM
O 8º Batalhão de Polícia Militar foi criado em 13 de maio de 1970 com sede em Osório e se confunde com a maior operação realizada pela Brigada Militar, no litoral gaúcho, a Operação Golfinho.
O Batalhão tem sua área de responsabilidade a 1ª Companhia – Osório, Maquiné e Penitenciária Modulada de Osório e 2ª Companhia – Santo Antônio da Patrulha, Caraá, Rolante e Riozinho.
A harmonia com os poderes constituídos e a integração com as comunidades são marcas, do 8º BPM, conseguidas nesses 39 anos de muito trabalho, dedicação e desprendimento de cada um dos que por aqui passaram e dos que hoje servem nessa Unidade.
Dentre outras atividades que o Batalhão realiza, destaca-se o policiamento ostensivo, guardas e escoltas, equoterapia (uso do cavalo como meio alternativo ao tratamento de pessoas especiais), cinoterapia (utilização de cães como meio alternativo ao tratamento de pessoas especiais), Patrulhamento Rural, PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência), e AGESCO (Agente Escolar Comunitário), interagindo diretamente com as pessoas que necessitam do Batalhão, cujo patrono é o General Esteves.