Esqueça a ideia de que maquiagem é para “disfarçar” a idade. A make atual respeita a pele e a história de vida de cada pessoa, valorizando traços, enaltecendo a beleza e celebrando as experiências. Com o passar dos anos, nossa pele muda — e isso é parte natural (e linda) da vida. Entender esse processo e fazer pequenos ajustes na escolha dos produtos e nas técnicas podem fazer toda a diferença para realçar a beleza em todas as fases da vida.
Chloé Gaya, maquiadora e diretora artística do Jacques Janine, defende que a maquiagem não se trata de esconder, mas sim de iluminar quem somos. “Quando a pele vai amadurecendo, ela pede alguns cuidados especiais na maquiagem; nada complicado, só uma mudança de estratégia”, esclarece.
A seguir, confira algumas dicas práticas que fazem essa transformação de forma leve, elegante e sem complicações:
1. Comece com hidratação caprichada
Uma pele bem hidratada é a melhor preparação para qualquer make. Aposte em hidratantes leves, que deixem a pele viçosa sem pesar. “Séruns com ácido hialurônico também são ótimos aliados porque atraem e retêm a umidade na pele, mantendo-a hidratada por mais tempo e com aspecto firme e viçoso”, explica Chloé Gaya.
2. Invista em um Primer
Escolha um primer que suavize poros e linhas finas. Ele cria uma “base” mais uniforme para a maquiagem durar mais e não acumular.
3. Aposte em bases leves para um efeito luminoso
Esqueça bases superpesadas e mate, pois elas tendem a marcar ainda mais as linhas. “Prefira bases líquidas e de cobertura média, com acabamento glow ou natural, que deixam a pele com aspecto fresco”, orienta a maquiadora.
4. Não exagere no corretivo
Na área dos olhos, aplique o corretivo em pequena quantidade. “A pele em torno dos olhos fica mais fina e requer cuidado especial com o passar dos anos. Corretivo demais pode craquelar e evidenciar o que você quer suavizar. Uma boa opção é o corretivo líquido Super Fixo, da Ruby Kisses, que tem alta cobertura com textura leve, ideal para uniformizar sem marcar as linhas finas”, ensina Chloé Gaya.
5. Aposte no blush cremoso
Produtos cremosos se fundem melhor à pele e dão aquele ar de saúde. “Blush rosado ou pêssego, aplicado suavemente na altura dos ossos das maçãs do rosto em direção às têmporas, rejuvenesce instantaneamente”, orienta a especialista.
6. Prefira sombras neutras e suaves
Sombras muito opacas podem envelhecer. Prefira tons neutros e suaves, que trazem frescor ao olhar. Delineados esfumados também são grandes aliados. “Evite apenas cobrir toda a extensão da linha dos cílios porque causa um efeito ótico de diminuição do tamanho dos olhos”, indica a maquiadora Chloé Gaya.
7. Tenha cuidado especial com sobrancelhas
Sobrancelhas bem desenhadas fazem mágica! Preencha falhas com produtos específicos e mantenha o desenho natural.
8. Prefira batons hidratantes
Escolha a cor que você mais gosta, o segredo está na textura. “Dê preferência a batons cremosos ou hidratantes, que não marquem as linhas dos lábios. Um pouco de gloss ou lip balm também ajuda a manter os lábios hidratados, com aspecto preenchido”, afirma a maquiadora.
9. Finalização leve e hidratante
Para selar a maquiagem sem ressecar, especialmente em peles maduras ou secas, as brumas fixadoras são uma excelente escolha. “Gosto muito de indicar a BT Fix, da linha Bruna Tavares, porque além de fixar bem a maquiagem, ela ajuda a manter a hidratação da pele ao longo do dia. É perfeita para quem quer um acabamento mais leve, natural e luminoso, sem perder a durabilidade”, recomenda Chloé Gaya.
A maquiadora ressalta que manter o hábito de se maquiar é essencial para que os anos passem como uma conquista. “Maquiagem para pele madura é sobre suavidade, luminosdidade e autoestima. É maquiagem para celebrar quem você é hoje — com toda a história linda que sua pele carrega”, finaliza.
Por Denyze Moreira