Argentina apóia projeto uruguaio de realização conjunta da Copa
A Associação do Futebol Argentino (AFA) divulgou nesta sexta uma declaração na qual apóia o projeto uruguaio de organização conjunta da Copa do Mundo de 2030, em comemoração aos cem anos do primeiro Mundial, organizado pelo Uruguai.
— Este processo tem para todos um significado muito importante, porque o esporte vive nos povos e está além de qualquer diferença que possa existir — afirmou o presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), José Luis Corbo.
A iniciativa uruguaia foi analisada pelo Conselho Executivo da AFA em sua reunião do último dia 17, e “aprovada por unanimidade”, segundo destacou seu presidente, Julio Grondona, em uma nota enviada a Corbo. Grondona, que também é vice-presidente da Fifa, disse que se iniciarão em breve os contatos no organismo mundial.
O presidente da AUF destacou que o tema seguirá sendo analisado em dezembro, durante um congresso da Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF).
A proposta para o Uruguai sediar a Copa do Mundo de 2030 em conjunto com a Argentina foi lançada pelo presidente da Junta Departamental (Governo regional) de Montevidéu, Gabriel Weiss, e obteve o respaldo do presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, e do ministro de Turismo e Esporte do país, Héctor Lescano. Corbo destacou que, na última reunião da CSF, os presidentes de todas as federações futebolísticas da América do Sul declararam seu apoio ao projeto uruguaio.