Transpetro promove curso de tecelagem em lã crua na comunidade vizinha ao Terminal de Osório
A comunidade Santa Luzia, no município de Osório (RS), encerrou o primeiro módulo do curso de tecelagem em lã crua que foi viabilizado pela Transpetro em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/RS) e o Sindicato Rural de Osório. As ações do projeto proporcionam geração de renda e terapia ocupacional aos participantes por meio do aproveitamento da lã que é gerada pelo próprio terminal quando as ovelhas são tosadas.
A tosa das ovelhas do terminal de Osório gera cerca de 150 quilos de lã crua que serão anualmente destinados ao beneficiamento artesanal (lavar, secar, tingir, cardar e produzir o fio) e servirão de matéria prima para a produção de peças básicas. Segundo Luciana Viana, instrutora do SENAR, neste módulo de 40 horas a turma aprendeu a tratar a lã e a produzir peças básicas como tapetes, cobertores e o xergão, que é muito utilizado pelos gaúchos para proteger o lombo do cavalo quando é encilhado.
Além de ser uma atividade ocupacional terapêutica, o beneficiamento da lã crua é, por si só, uma oportunidade de geração de renda para comunidade: um quilo de lã crua tratada pode ser comercializado por 100 reais.
O grupo formado por 12 mulheres e o “seu Daniel”, um senhor carismático que produziu sua roca manual em uma máquina de costura antiga e que demonstrou muita disponibilidade e habilidade para trabalhar com a lã de ovinos. No próximo mês de abril está previsto mais um módulo, no qual o grupo aprenderá a produzir peças de vestuário.
Para Isaura Teresinha da Silva, o curso proporcionou além de conhecimento de uma nova técnica, aumento de autoestima: “Aos meus 76 anos vi que ainda posso aprender muitas atividades. Passar estes cinco dias com pessoas tão especiais trouxe alegria, ajudando a esquecer as dores”. Já Rosa Maria Ferri ressaltou a aprendizagem e o trabalho em grupo: “Conseguimos aprender várias coisas em pouco tempo, mas a convivência e a troca de experiências é que tornaram a atividade muito enriquecedora”.
Durante o encerramento do primeiro módulo, na última sexta-feira (28), a turma recebeu certificados de participação que foram entregues pelo prefeito de Osório, Eduardo Abrahão, e pelo gerente de manutenção do Tedut, Jean Paulo Guarnieri, no Salão Paroquial Santa Luzia. “Este projeto reforça o compromisso da Transpetro com as comunidades do entorno de suas instalações”, afirmou o gerente.
O curso integra as atividades do patrocínio Tenda Itinerante – Transpetro na Comunidade, que iniciou no dia 24 de outubro e estende suas atividades até junho de 2017. A quarta edição do projeto contempla a realização de 10 oficinas de geração de renda e capacitação com grupos da comunidade vizinha às instalações da empresa no litoral Norte do Rio Grande do Sul e uma gincana com foco em sustentabilidade com alunos de 10 escolas dos municípios de Imbé e Tramandaí.
Mais informações no blog do projeto: http://tendaitinerante.blogspot.com.br/
Emerson Freitas