?Memorial da Serra é inaugurado na Borússia em Osório
Em clima de alegria, foi inaugurado no final da tarde de terça-feira (20/12) o memorial da Serra junto a Subprefeitura do Distrito. O projeto é uma iniciativa da Escola Ângelo Gamba, dirigida por Elisabete Garcia, com coordenação das professoras Isabel Silveira e Ana Gilnara Martins Davóglio.
O projeto iniciado neste ano envolveu alunos e a comunidade e resultou em uma bela exposição. No espaço são encontrados produtos que eram utilizados por moradores desde que os primeiros começaram habitar a comunidade, bem como fotos e demais arquivos que resgatam a história da Borússia.
O prefeito Eduardo Abrahão parabenizou a Escola Ângelo Gamba e as idealizadoras do projeto e destacou que o memorial é muito importante não somente pelo resgate da história da Borússia, mas também permitir um comparativo com o antes e o atual, mostrando a evolução.
A professora Isabel afirmou que o memorial é a realização de algo sonhado há tempo juntamente com a professora Liége Ferreira. “Hoje na Escola Ângelo Gamba conseguimos realizar o projeto com auxílio da direção, alunos e a comunidade. Estou muito feliz”, disse.
Um dos moradores da Borússia, Joelson Grassi Nunes ficou emocionado ao encontrar no Memorial a foto de sua avó Pedrolina, que era parteira e benzedeira.
Maria Sirlei Osório Airoldi é outra moradora do Distrito que foi prestigiar a inauguração do Memorial e ficou surpresa com o que encontrou. “Todos os objetos e fotos fazem parte da nossa história, é muito bom relembrar e vivenciar isso tudo. Parabenizo os que idealizadores dessa linda iniciativa”.
Após a inauguração, os convidados participaram de um café da tarde com produtos coloniais. A Escola irá definir e informar os horários e dias em que o Memorial poderá receber visitações.