Rede estadual inicia segunda período de matrículas para ano letivo de 2008 - Litoralmania ®
Educação

Rede estadual inicia segunda período de matrículas para ano letivo de 2008

A primeira etapa da matrícula 2008 nas escolas estaduais começa nesta segunda-feira (12), quando os novos estudantes devem se inscrever para o 1ª ano do Ensino Fundamental, 1° ano do Ensino Médio, 1° ano do Curso Normal e 1° ano do Ensino Técnico. Até dia 26, as inscrições podem ser feitas, em Porto Alegre, Alvorada, Caxias do Sul, Gravataí, Pelotas, Santa Maria e Viamão, municípios com Central de Matrícula, nas escolas das redes estadual e municipal ou no site www.educacao.rs.gov.br. Em Canoas e Cachoeira do Sul, que também têm matrícula informatizada, a inscrição ocorre no site ou somente nas escolas estaduais. Nos demais municípios, a inscrição deve ser feita na escola pretendida pelo aluno.

Para 2008, a novidade será a confirmação das rematrículas dos alunos que já freqüentam a rede pública de ensino. A vaga dos alunos está garantida, mas os pais ou responsáveis e os estudantes maiores de 18 anos deverão ir à escola para confirmar a rematrícula para o próximo ano. Desde a semana passada, a Secretaria da Educação tem realizado reuniões com gestores de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e com diretores de escolas em todo o Rio Grande do Sul. Ao todo, foram realizadas 12 das 15 reuniões programadas, reunindo cerca de 95% dos diretores do Estado.

O período de confirmação da rematrícula ocorrerá em dezembro, entre os dias 3 e 21, na própria escola do estudante. Durante três semanas, conforme cronograma que cada escola poderá fazer, os pais, responsáveis ou estudantes com mais de 18 anos devem comparecer à instituição de ensino, munidos de documento de identidade (Carteira de Identidade, Carteira de Motorista, Título de Eleitor ou Carteira de Trabalho) e de comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, entre outros) para confirmar o interesse na vaga, que está garantida.

O procedimento de confirmação não será demorado. Basta apresentar a identidade e assinar um documento confirmando a rematrícula para 2008. Conforme a secretária Mariza Abreu, “o processo irá contribuir para que se levante o número de estudantes efetivamente matriculados na rede estadual, evitando a distorção de dados relativos à evasão, ao abandono, à reprovação e à repetência”. A confirmação da rematrícula também irá auxiliar, conforme a secretária estadual da Educação, na organização do ano letivo.

Em janeiro de 2008, será a vez do período de encaminhamento dos pedidos de transferência e reingresso, entre os dias 7 e 11. Para os estudantes do Ensino Fundamental, a inscrição poderá ser feita em qualquer escola pública. Já no Ensino Médio, os interessados devem procurar a escola pretendida.

Comentários

Comentários