Rematrícula na rede estadual vai até sexta
A etapa de confirmação de rematrícula dos alunos da rede pública transcorre até sexta-feira (21), em todas as escolas estaduais. A vaga está garantida, mas os pais ou responsáveis e os estudantes maiores de 18 anos devem ir ao estabelecimento de ensino para confirmar a rematrícula para o ano letivo de 2008.
O procedimento de confirmação não é demorado. Basta apresentar documento de identidade (Carteira de Identidade, Carteira de Motorista, Título de Eleitor ou Carteira de Trabalho) e comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, entre outros) e assinar documento confirmando a rematrícula.
Conforme a secretária Mariza Abreu, “este processo vai contribuir para que se levante o número de estudantes efetivamente matriculados na rede estadual, evitando a distorção de dados relativos à evasão, ao abandono, à reprovação e à repetência”. A confirmação da rematrícula também irá auxiliar na organização do ano letivo.
Em janeiro, será a vez do período de encaminhamento dos pedidos de transferência e reingresso, entre os dias 7 e 11. Para os estudantes do Ensino Fundamental, a inscrição poderá ser feita em qualquer escola pública. Já no Ensino Médio, os interessados devem procurar a escola pretendida.
Em 2008, as aulas iniciam-se no dia 3 de março, estendendo-se até 23 de dezembro. Porém, conforme protocolo assinado entre as redes, nas cidades onde o ano letivo começar antes desta data, será permitido aos estabelecimentos de ensino estaduais a adequação ao calendário municipal, facilitando o regime de colaboração existente, entre outras coisas, para a oferta do Transporte Escolar. Segundo Mariza Abreu, a opção do Governo do Estado em estabelecer o cronograma da rede estadual com bastante antecedência permitirá que as famílias dos alunos organizem melhor o retorno das férias.