Boletim confirma boas condições para banho em praias gaúchas
O boletim da balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (11) pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), confirma as boas condições para banho em praias e balneários do Estado. No Litoral Norte, as amostras coletadas na Praia da Guarita, em Torres, e em Arroio do Sal voltaram a apresentar baixos índices de coliformes fecais.
A divulgação da balneabilidade do Litoral Norte e das Bacias Hidrográficas da Região do Uruguai e do Lago Guaíba foi feita pelo gerente da regional da Fepam no Litoral Norte (Gerlit), Mattos”Allem Roxo. A apresentação dos relatórios dos litorais Médio e Sul ficou a cargo do gerente regional do Litoral Sul (Gersul), Francisco Finger, em Pelotas.
No Litoral Médio, a Praia do Laranjal, em Pelotas, continua com quatro pontos impróprios. Nesta semana, o ponto à direita da Rua Principal, no balneário dos Prazeres, que nos boletins anteriores não apresentava condições para banho, está próprio para balneabilidade. Já as amostras colhidas no ponto em frente à Avenida Rio Grande do Sul, no balneário Santo Antonio, apresentaram em duas, de cinco realizadas, um número acima de mil coliformes fecais por 100ml de água, o que muda as condições do local para impróprio.
Abaixo a situação em cada região do Estado.
LITORAL NORTE: As praias do Litoral Norte foram consideradas próprias para banho de mar, com exceção da foz do rio Mampituba, em Torres.
LITORAL SUL: Todos os pontos de monitoramento das praias de Pedro Osório, Arroio Grande e Santa Vitória do Palmar foram considerados próprios para banho.