Vacinação contra febre amarela causa revolta em Osório
Quem chegou hoje pela manhã no INSS para se imunizar contra a febre amarela, em Osório, teve uma grande surpresa. Só seriam vacinados quem fossem viajar para o exterior.
A estudante de enfermagem, Letícia Capeletti, que tem uma viagem marcada para Santa Catarina, local onde está sendo considerada área de risco, foi uma das pessoas que não conseguiu se imunizar. “Quando cheguei à sala de vacinação tinha um cartaz bem grande, colado na parede, que dizia que somente iriam ser vacinadas pessoas que fossem se dirigir ao exterior, e ainda seria preciso um comprovante de viagem, isso é absurdo, qualquer pessoa tem o direito de ser imunizada”, afirmou a estudante.
Febre amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados por um flavivirus e ocorre na América Central, na América do Sul e na África. No Brasil, a febre amarela pode ser adquirida em áreas urbanas, silvestres e rurais. Ou seja, o indivíduo entra em regiões onde existam os mosquitos que picam uma pessoa infectada e em seguida picam outra que ainda não teve a doença, portanto não adquiriu defesas naturais. A febre amarela urbana é considerada erradicada no Brasil.