Vida & Saúde

Viveiro Municipal cultiva mudas e espécies de árvores em B. Pinhal

Melhorar o tratamento paisagístico da cidade, preservar o meio ambiente, colaborar para o desenvolvimento sustentável, realizar atividades de educação ambiental. Estes são alguns dos objetivos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Planejamento do Balneário Pinhal, que encontram no Viveiro Municipal de mudas, localizado na rua José Orlando de Freitas nº 1741, espaço privilegiado para seu desenvolvimento.

A rotina de trabalho começa cedo, às 7h e 30 min, e se estende até às 17h30min. São várias espécies de flores cultivadas, além de mudas de árvores frutíferas, como araçá, pitanga, jambolão, ameixa, amora, etc. Os cuidados são intensos para a conservação das mudas, desde o preparo da terra através do húmus que é produzido no local com o cultivo de minhocas, encher os saquinhos para o plantio e molhar as mudas regularmente.

As mudas de árvores, segundo a bióloga Mara Ventura, da Secretaria de Meio Ambiente, são utilizadas nas praças da cidade, para embelezamento dos locais e a preservação do meio ambiente, além de garantir melhor qualidade de vida aos moradores. “Também são feitas doações à população e escolas, que porventura solicitarem as mudas”.

De acordo com o secretário Vilmar Furini, os trabalhos realizados no Viveiro Municipal são importantes para toda a cidade. “Cuidamos de muitas espécies de árvores diferentes, além de mudas frutíferas e melíferas. Utilizamos essas mudas, em beneficio da população, em vários locais da cidade. É um trabalho importante que beneficia a todos”, ressaltou.

Somente neste ano de 2007 foram distribuídas mais de 2850 mudas de árvores frutíferas e nativas e 1216 mudas de flores.

Comentários

Comentários