Saúde de Torres implanta planejamento estratégico
Segundo o secretário da Saúde de Torres, Valmir Daitx Alexandre (Pardal), a implantação desse processo gerencial tem por objetivo assegurar a existência de um sistema de saúde público eficiente, prestador de serviços de qualidade e economicamente viável, interagindo com todos os participantes do segmento da saúde e com a comunidade. O planejamento estratégico permite estabelecer planos de ação bem definidos, com responsabilidades, prazos de execução e mecanismos de avaliação e de correção de rumos. Essa prática, explica o secretário, conduz a uma gestão eficiente. “E é justamente uma gestão de alta qualidade que a Administração João Alberto está implantando no município”, avalia.
As Unidades de Saúde da Família das comunidades de São Francisco, Curtume, São Braz, Rio Verde e Vila São João, bem como a equipe do Programa de Agentes Comunitários da Saúde (PACS), já elaboraram suas prioridades estratégicas para 2007/2008. Elas organizaram os serviços a partir do diagnóstico das necessidades da comunidade, resultando na melhoria do atendimento e dos serviços.
Para estimular a participação no Planejamento Estratégico, a Secretaria de Saúde instituiu uma premiação para quem conseguisse atingir o maior número de metas em 2007. A vencedora foi a equipe São Braz, que recebeu um jantar em uma churrascaria, uma semana de folga e uma faixa de parabéns em frente ao posto. Em segundo lugar ficou Rio Verde e em terceiro a Vila São João. Cada membro dessas equipes recebeu uma agenda 2008.