Especialista mundial em envelhecimento ativo participa de oficina com idosos em Capão da Canoa
A força-tarefa, nomeada pela governadora Yeda Crusius para elaborar o programa que vai transformar o RS no Estado Amigo do Idoso, com políticas intersetoriais voltadas à terceira idade, promove, neste sábado (23), em Capão da Canoa, uma oficina com idosos de várias partes do Estado. Os trabalhos serão coordenados pelo consultor internacional sobre envelhecimento ativo, o médico carioca Alexandre Kalache, que por 23 anos chefiou o Departamento do Programa de Envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A oficina começa às 15 horas, na Casa de Governo (Avenida Beira-Mar, próximo ao Bar Onda). Às 17 horas, Kalache fará uma palestra. A atividade integra o calendário do Verão Legal RS. A força-tarefa é formada por representantes de 12 secretarias de Estado e é coordenada pela Escola de Saúde Pública da Secretaria da Saúde.
A oficina com os idosos seguirá os moldes dos trabalhos desenvolvidos em 33 cidades de 22 países que ganharam o título da OMS de Cidade Amiga do Idoso. Os participantes da oficina de Capão, de diferentes vivências sócio- culturais, estarão divididos em oito grupos, com coordenação e monitoria. Cada grupo vai avaliar assuntos temáticos como “Prédios Públicos e Espaços Abertos, Transporte, Habitação, Participação Social, Respeito e Inclusão Social, Participação Cívica e Emprego, Comunicação e Informação e Serviços Comunitários e de Saúde. Essa modalidade de trabalho consta do Guia das Cidades Amigas do Idoso, formulado pela Organização Mundial da Saúde.
Domingo
Um relato sobre essas atividades de sábado será entregue à governadora Yeda Crusius no domingo (24), às 10 horas, quando a Secretaria da Ciência e Tecnologia realiza cerimônia para entrega de certificados aos 94 participantes da oficina de inclusão digital para pessoas com mais de 60 anos, desenvolvida em Capão da Canoa durante o veraneio. O evento será realizado na Casa de Governo, na avenida Beira-Mar, próximo ao Bar Onda.