Projeto busca conscientizar sobre danos causados por drogas e bebidas alcoólicas
O deputado Luciano Azevedo (PPS) protocolou esta semana, na Assembléia Legislativa, projeto de lei que propõe a inserção de aviso sobre os malefícios do consumo de bebidas alcoólicas e drogas nos livros didáticos distribuídos nas escolas da rede pública estadual. O texto informativo divulgará a advertência: “O consumo de bebidas alcoólicas e drogas causa malefícios à saúde”. Conforme a proposta, quem infringir a determinação e não incluir o aviso nos livros estará sujeito a penalidades e multas que serão estabelecidas pelo Poder Executivo.
Luciano argumenta que as advertências representarão uma arma eficaz na luta pela conscientização e redução dos danos causados pelas substâncias que provocam dependência física ou psíquica. “Não pode-se dizer que haja um único fator para o aumento do consumo, mas, certamente, a falta de informação contribui para o problema”, enfatizou.
O álcool continua sendo a droga mais consumida por estudantes no país. Conforme dados do 1º Levantamento Nacional sobre os padrões de consumo de álcool na população brasileira, realizado pela Secretaria Nacional Antidrogas, os adolescentes estão iniciando o consumo cada vez mais cedo. O estudo mostra que 13% do total dos adolescentes (17% para os meninos) apresenta padrão intenso de consumo de álcool. Além disso, outros 10% dos adolescentes fazem uso ao menos 1 vez no mês e potencialmente em quantidades arriscadas.