Ministério da Saúde habilita funcionamento do CER em Osório
A partir de agora, os 23 municípios do Litoral Norte Gaúcho passam a ser atendidos sem ter que investir. CER será custeado pelo Ministério da Saúde.
O prefeito Eduardo Abrahão, em clima de comemoração, destacou que essa é uma notícia de extrema importância para Osório e o Litoral Norte todo.
“A publicação da portaria da habilitação do CER – Centro de Reabilitação, Física, Auditiva e Visual como Centro Especializado em Reabilitação – CER III, é uma conquista e um avanço a mais para a saúde de Osório, fruto de um trabalho incansável.
Hoje, celebramos com gratidão, o resultado do empenho do município de Osório através da minha pessoa como prefeito, do secretário Municipal da Saúde Emerson Magni, juntamente com a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann.
É necessário lembrar que a secretária Arita na inauguração do CER, afirmou que a conversação direta com o Ministério passaria a ser uma das suas prioridades e foi o que ocorreu.
Estamos extremamente felizes, porque o CER presta um serviço fundamental para a população e, os nove municípios do litoral que se dispuseram a ajudar a manter o funcionamento do CER junto com Osório, a partir de agora terão gastos menores, pois serão atendidos sem ter que investir. registro nosso muito obrigado a esses gestores que não mediram esforços para ajudar a manter o CER até que fosse publicada a Habilitação do MS.
É um dia de comemoração. O Litoral Norte do RS está de parabéns. Agradecemos muito a secretária Arita pelo apoio incondicional”, destacou Abrahão.
O secretário da Saúde, Emerson Magni – em licença – também está muito feliz com a publicação da Portaria.
“A habilitação do CER se deve ao esforço em conjunto, liderado pelo prefeito Abrahão, com grande apoio da secretária de Estado Arita e dos municípios do Litoral Norte. Vimos essa ação como um avanço histórico para a saúde local e regional. Todos os municípios do litoral passam a usufruir desse serviço em sua totalidade. Estamos de parabéns”, ressaltou o secretário.
A publicação da Portaria nº 2.612, de 1º de outubro de 2019, está no Diário Oficial da União, desta quinta-feira (3/10).
O documento o Ministério da Saúde/Gabinete do Ministro, oficializa a habilitação do Centro de Reabilitação, Física, Auditiva e Visual como Centro Especializado em Reabilitação – CER III e estabelece recurso do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade – MAC do Estado do Rio Grande do Sul/RS.
Com essa notícia, os 23 municípios do Litoral Norte do RS passam a ser atendidos no CER sem ter a necessidade de bancar o funcionamento da estrutura de saúde como vinha ocorrendo desde a sua abertura no município de Osório.
Confira a Portaria: bit.ly/2ocQ6Bl