Assinado convênio para estágios de estudantes com necessidades especiais em Osório
Nesta segunda-feira (28), no Gabinete do Prefeito Romildo Bolzan Júnior, ocorreu a formalização da assinatura da alteração da lei que autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) que propicia estágios à estudantes de curso fundamental de classe de necessidades especiais, com idade igual ou superior a 16 anos, cursos profissionalizantes de ensino médio ou de ensino superior.
Os futuros estagiários e estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) estiveram no gabinete e demonstraram alegria em começar a trabalhar a partir do próximo dia 2. Serão 9 jovens estudantes de Classe de Necessidades Especiais, que desempenharão atividades nas secretarias do Município de Osório. O estágio destinado aos estudantes de classes especiais será de quatro horas.
Demonstrando emoção e satisfação pela consolidação de sua idéia, o prefeito Romildo declarou tratar-se de um prêmio, ver o projeto oficializado. “Às vezes nós olhamos para trás e vemos um prêmio recebido por nós para desoneração tributária. O que está acontecendo aqui com estes jovens é um verdadeiro prêmio”, comentou.
O estudante Régis Vichinheski da Silva é um dos que poderão cumprir contrato de estágio. Ele representou seus colegas ao discursar e agradecer a todos que contribuirão pela concretização do projeto. “Em nome da Apae, da diretora (Elaine Cardoso), e de meus colegas, quero agradecer a todos pela oportunidade que recebemos”, agradeceu Régis.
Após o ato de assinatura, a diretora da Apae, Elaine Cardoso (Katú) agradeceu ao prefeito Romildo pela iniciativa e convidou a comunidade representada na cerimônia, que compareça e conheça a Escola Vó Eugênia em Osório. “Os atos da Apae são feitos em silêncio normalmente, mas é preciso que todos conheçam a nossa escola”, convidou.
No final, Romildo aproveitou para lembrar que os contratos dos estudantes possuem dois anos de duração. “É bom lembrar que vocês trabalharão por dois anos aqui. Depois, outros estudantes poderão se valer desta lei. Espero que ela permaneça para sempre”, ressaltou.
Fernanda Schoffen é a primeira de muitos
Ela encanta a todos que trabalham ao seu lado. Sempre de bom humor, Fernanda Schoffen, 18 anos, já realiza atividades na prefeitura, sob a autorização de seus pais. Ela auxilia na distribuição de processos internos da prefeitura, além de outras atividades como atendimento no gabinete do Prefeito Romildo Bolzan. Carinhosamente chamado de “Chefe” por Fernanda, Romildo conta que ela serviu de inspiração para a criação do projeto. “A Fernanda é a motivação disso (Projeto) tudo. Ela realiza as atividades com competência e isso muito nos orgulha”, explica.
Agora como estagiária, Fernanda, revela o carinho que tem pelos seus colegas de prefeitura e a alegria de realizar suas atividades. “Eu acho muito legal trabalhar aqui. Gosto de distribuir os processos”, conta. Ela também aproveitou a cerimônia de assinatura para contar o que fez com seu primeiro rendimento mensal e agradecer a todos que colaboraram com o projeto.