Geral

Vereador propõe repovoamento de peixes na Lagoa dos Barros em Santo Antônio da Patrulha

O vereador Clóvis Salazar (DEM) encaminhou à Prefeitura, especificamente a Secretaria de Agricultura, uma indicação para que seja elaborado um projeto visando o repovoamento de peixes na Lagoa dos Barros.

De acordo com o vereador, o primeiro passo seria a contratação de um profissional da área para efetuar estudos da qualidade da água da lagoa e que tipos de peixes se adaptariam aquele ecossistema. Em um segundo momento, após o levantamento concluído, o vereador sugere a construção de um laboratório de piscicultura visando à reprodução das espécies indicadas pelo estudo.

Estes peixes, relata Clóvis, seriam distribuídos ao longo da Lagoa, podendo ainda atender produtores interessados em investir na piscicultura em Santo Antônio. “Precisamos criar uma cadeira forte de produção de pescados, para quando o frigorífico de filetamento estiver em atividade, não haja risco de desabastecimento do produto”, relatou o vereador.

Além do caráter econômico, o repovoamento de peixes valorizaria o espaço natural da Lagoa, com o fortalecimento do turismo. “O objetivo do repovoamento também integra a área turística, uma vez que seria possível criar o hábito da pescaria de lazer no local. Claro que de três a quatro meses após a implantação do projeto ficaria proibida a pesca para o crescimento dos alevinos. Após este período o esporte estaria à disposição dos visitantes”, ressaltou.

Esta solicitação foi resgatada pelo vereador Clóvis Salazar. A primeira vez que ele apresentou a sugestão a Administração foi em 2006. “Acredito que investindo neste setor, ainda mais com o filetamento, muitas famílias de produtores terão condições de diversificar a sua renda, movimentando toda a economia local”, analisou Salazar.

Comentários

Comentários