Policial

Operações permanentes abordam 3,6 milhões de pessoas no 1º quadrimestre de 2008

As operações permanentes desenvolvidas pela Secretaria da Segurança Pública por meio de seus órgãos vinculados resultaram na abordagem de 3.676.536 pessoas de janeiro a abril de 2008. Nesse período – a partir do trabalho da Brigada Militar e Polícia Civil nas operações Cadeado, Esforço Concentrado, Caixa-Forte, Sensação, Lei Seca e Capacete Limpo – foram presas 4.081 pessoas.

Por meio das ações de barreiras, blitze e abordagens, as operações buscam reduzir a criminalidade. Abaixo, estão relacionados os resultados das operações permanentes no primeiro quadrimestre deste ano:

1. Apreensão de arma: 239
2. Apreensão de CNH: 742
3. Apreensão de drogas (grama): 270.924
4. Inspeção em bar: 16.335
5. Inspeção em casa noturna: 5.850
6. Inspeção em desmanche: 284
7. Pessoa abordada: 3.676.536
8. Prisão de foragido: 182
9. Prisão realizada (exceto foragido): 3.899
10. Veículo autuado: 37.757
11. Veículo fiscalizado: 2.278.535
12. Veículo recolhido: 3.424
13. Veículo recuperado: 223
14. Estabelecimento bancário fiscalizado: 15.193

Operações
A Operação Esforço Concentrado tem por objetivo atuar na redução dos 12 indicadores de criminalidade, ocorrendo em dias e horários que não coincidam com as demais operações, e em locais de real ou potencial incidência dos indicadores, apurados por estudo estatístico continuado do Comando-Geral da Brigada Militar.

A Operação Cadeado tem por objetivo o bloqueio controlado de vias de acesso a determinados locais, visando coibir o indicador de criminalidade furto e/ou roubo de veículo, e outros delitos decorrentes. Ocorre semanalmente, por 24 horas, abrangendo todos os principais acessos a uma determinada área ou localidade, tendo como referência os municípios que se apresentam entre os 10 com maiores indicadores de furto e/ou roubo de veículos, conforma estudo da secretaria.

A Operação Lei Seca, que visa a prevenção da ocorrência de delitos em todas as suas formas, em princípio sob a influência do álcool ou substância similar e onde se destaca o indicador de criminalidade homicídio. Objetiva também prevenir e reprimir os crimes de trânsito previstos no Código de Trânsito Brasileiro, especialmente na direção de veículo automotor, submetendo a dano potencial a integridade de terceiros.

A Operação Sensação tem por objetivo ampliar a sensação de segurança da comunidade e inibir a ocorrência de delitos, especialmente de furtos e roubos de veículos. As atividades são realizadas sob forma de barreiras policiais, blitze, abordagens e outras ações congêneres, durante 24 horas, no mínimo em dois dias da semana, recaindo a escolha naqueles lugares em que os estudos estatísticos da secretaria indicam ser os de maior incidência dos delitos relacionados a furto e roubo de veículos.

A Operação Caixa Forte é realizada junto a estabelecimentos bancários e/ou que realizem transações financeiras, tem por objetivo de inibir a ocorrência de furtos, roubos a estabelecimentos bancários e demais delitos correlatos. A operação é realizada permanentemente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, nos períodos de início e final de mês.

A Operação Capacete Limpo tem por objetivo prevenir e reprimir o indicador de criminalidade furto e/ou roubo de motocicletas e outros delitos decorrentes da ação. É realizada pela Brigada Militar, de forma permanente, sob forma de barreiras, blitze, abordagens e outras ações congêneres, com a utilização dos meios tecnológicos disponíveis.

Comentários

Comentários