Brasil registra primeiro caso suspeito de coronavírus
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiga um caso suspeito de coronavírus em Belo Horizonte.
Trata-se de uma mulher de 35 anos que esteve em Xangai, na China, e desembarcou na capital mineira no sábado 18, “com sintomas respiratórios, compatíveis com doença respiratória viral aguda”.
“Tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo Coronavírus, que é microrganismo de alerta sanitário internacional”, informou a SES-MG, em nota.
A paciente está internada no Hospital Eduardo de Menezes, na Região do Barreiro, e encontra-se clinicamente estável. O caso segue em investigação.
Na China a doença já matou 17 pessoas e há mais de 400 casos confirmados.
O que é coronavírus?
O coronavírus é uma família de vírus encontrada principalmente em animais marinhos. Contudo, o nome “coronavírus” está sendo associado ao 2019-nCoV, uma espécie de patógeno que causa um tipo grave de pneumonia, altamente letal e que até o momento não havia sido identificada em humanos.
Quais são os sintomas do coronavírus?
Por enquanto, os pacientes diagnosticados com coronavírus apresentaram sintomas similares a uma pneumonia comum, incluindo febre, tosse, falta de ar, dor no peito e dificuldade em respirar.
O que causa o coronavírus?
A origem do vírus ainda tem sido investigada. Porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) trabalha com a hipótese de que o coronavírus seja causado pela ingestão de frutos do mar contaminados.
A probabilidade é vinculada aos primeiros registros da doença, que ocorreram em um mercado de frutos do mar no município chinês de Wuhan.
Como ocorre a transmissão de coronavírus?
De acordo com a Comissão Nacional de Saúde da China, foi confirmada que a transmissão de coronavírus, além de ocorrer por animais, também pode acontecer de uma pessoa para outra.
Quais os tratamentos para coronavírus?
Os tratamentos oficiais para a doença ainda não foram definidos. Isso porque, por se tratar de uma pneumonia viral, antibióticos são ineficientes. Já os antivirais costumam apenas amenizar os sintomas e não curar a patologia.