O município de Osório, através das Secretarias de Agricultura e do Meio Ambiente, criou um programa de perfuração de poços tubulares para o abastecimento de água potável às comunidades do município, não atendidas pela Corsan.
Esta semana, famílias do interior do município começaram a ser beneficiadas pela perfuração de mais poços artesianos. O primeiro de uma remessa de cinco, começou a ser perfurado nesta terça-feira, 20.
Neste primeiro poço, cerca de 16 famílias da linha Manequinha, Distrito da Borússia, receberão água através de uma rede que será instalada após a perfuração. Um reservatório de 10 mil litros será colocado para o armazenamento da água. Estima-se que neste poço serão gastos 8.400 litros d’água.
A empresa Sulágua, contratada para realizar as perfurações chegou no local acompanhada do Secretário de Agricultura, Marcos Bolzan e técnicos da secretaria, para checar o local correto em que deveria ser feita a perfuração e começar logo os trabalhos. Quatro caminhões estão sendo necessários para transportar os equipamentos, que inclui um gerador, uma máquina perfuradora, um tanque de água e tubulações.
Após o término do poço da linha Manequinha, outro cinco poços serão perfurados. Três poços nas localidades da Baixada, Figueira Grande e Goiabeira , também no distrito Borússia, irão beneficiar juntos 29 famílias, num total de 88 pessoas, consumindo, em média, 13.200 litros d’água por dia. O quinto poço artesiano será perfurado na localidade de Ponta da Ilha, Distrito de Aguapés, 9 famílias, em um total de 32 pessoas, terão em média, 4.800 litros de água por dia para consumo.
Entre os poços já colocados e os cinco que estão sendo perfurados, o projeto das Secretarias de Agricultura e Pecuária e Planejamento e Meio Ambiente, serão beneficiados ao todo, cerca de 177 famílias, abrangendo 591 pessoas. Deverão ser consumidos em todos os poços, cerca de 88.650 de água por dia.