Coronavírus: litoral terá barreiras sanitárias na chegada de visitantes
Em reunião de urgência realizada nesta quinta-feira, dia 04 de junho de 2020, por videoconferência, os prefeitos da Amlinorte decidiram intensificar a fiscalização e orientação quanto as medidas de combate ao Covid-19, principalmente aos visitantes que se deslocam à região.
No último dia 30 de maio, o Litoral Norte passou da bandeira Amarela para a Laranja na avaliação do Governo do Estado, devido ao aumento no número de casos e na taxa de ocupação dos leitos de UTI.
“Muitas pessoas tem vindo para as praias ou região da encosta da serra e isso preocupa os gestores públicos, receosos pelo aumento dos índices devido a grande circulação de pessoas”, alerta o presidente da Amlinorte, prefeito Pierre Emerim da Rosa, de Imbé.
Ele informa que a entidade deverá trabalhar numa forte campanha a fim de conscientizar a população que se desloca para o litoral das medidas restritivas e de cuidado contra o coronavirus Covid-19, principalmente quanto ao uso de máscara, que é obrigatório conforme Decreto Estadual.
No feriadão de Corpus Christi, dia 11 de junho de 2020, ficou combinado que os municípios do litoral deverão montar barreiras sanitárias, com fiscalização nos acessos de chegada, orientando os visitantes, cobrando o uso de máscaras e, se possível, fazendo testagem de temperatura ou testes rápidos, se necessário.
A fiscalização no comércio também deverá ser intensificada na passagem do feriado e mantida nos finais de semana, momento em que aumenta a circulação de pessoas.
A Amlinorte deverá ainda solicitar à secretaria da Saúde do Estado um olhar diferenciado no número de leitos de UTI disponíveis na região, levando em consideração esse aumento involuntário de demanda.