Ações marcam Dia do Meio Ambiente em Imbé
Palestras, caminhada ecológica, distribuição de mudas de árvores e muita consciência de preservação marcaram o Dia Mundial do Meio Ambiente em Imbé. Celebrado no dia 05 de junho, a promoção foi em conjunto pela Prefeitura, Ceclimar, Petrobras, Corsan e Horto Florestal do Litoral Norte. As atividades se concentraram no Largo da Prefeitura.
Uma caminhada ecológica reunindo cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino percorreu ruas e avenidas do Centro de Imbé. Eles carregavam cartazes e faixas alertando para cuidados com a natureza e distribuíram mudas de árvores para a comunidade. Motoristas também eram abordados na esquina das avenidas Paraguassú e Santa Rosa, também recebendo as mudas.
A abertura oficial das atividades ocorreu logo após a caminhada. O prefeito Jadir Fofonka destacou que Imbé é um Município que depende do turismo. “Por isso devemos ter sempre nosso meio ambiente preservado. Somos privilegiados pela natureza. Belas lagoas, rios, dunas e 15 quilômetros de praias”, destacou Fofonka. Após a abertura, o oceanólogo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Luis Alberto de Souza Pedroso palestrou com o tema “Provocações Ambientais”. A bióloga do Departamento Municipal de Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento, Janaina Serpa Groth, falou sobre “Conservação do Meio Ambiente no Município”.
As atividades seguiram à noite. Os alunos do curso de Biologia Marinha do UFRGS/UERGS/Ceclimar fizeram oficinas temáticas com os temas: “Aves costeiras”, “Perigos na praia”; “GEMAR e SERAM” (departamentos do Ceclimar). O biólogo do Departamento Municipal do Meio Ambiente, Pedro Terra Leite falou sobre as dunas, suas funções, como são formadas e porque devemos preservá-las. Após, a professora Cristina Fagundes discorreu sobre a “Separação e Reciclagem de Resíduos Sólidos”. A banda Vide Bula fez show, fechando as ações do Dia Mundial do Meio Ambiente.