Educação

Inaugurado Centro de Atendimento Referencial ao Educando em Imbé

Imbé deu mais um importante passo na qualificação da educação. Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (27) o Centro de Atendimento Referencial ao Educando Manoel Virgílio Pereira (CRAE).

A nova instituição de ensino tem como objetivo proporcionar um atendimento diferenciado aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental com necessidades especiais, física, mental, visual e auditiva. O novo prédio do CRAE funciona na Rua Herval, 725, ao lado do Ginásio Municipal Engenheiro Floreal Sala. Autoridades civis e militares, entre elas o prefeito Jadir Fofonka e o vice-prefeito José Carlos dos Santos, o Zezo, participaram da inauguração, além da Banda Municipal, professores, alunos e comunidade.

A diretora do Centro, Lorena Frainer, destacou que a construção do prédio próprio do CRAE, que antes funcionava na Escola Municipal Tiradentes, é o ponto alto da educação inclusiva na cidade. “A educação especial de Imbé teve início na emancipação do Município. A criação desta casa representa o compromisso absoluto da gestão municipal com a educação”, destacou.

A secretária municipal de Educação e Cultura Jusseni Euzébio de Oliveira afirmou que a inauguração da instituição é histórica para o Município. “Apesar das barreiras e de algumas discordâncias, alcançamos mais uma meta. Superamos tudo com muito sucesso”, disse Jusseni.

O prefeito Jadir Fofonka lembrou que o CRAE já é referência na região. Emocionado, assegurou que o local dará apoio necessário aos estudantes que precisam do trabalho diferenciado ministrado pelos profissionais do CRAE. Segundo ele, trata-se de uma obra de inclusão social. “Sou de uma geração em que não havia inclusão, nem na educação, nem em outras áreas”, destacou Fofonka, lembrando o trabalho inclusivo que Imbé desenvolve constantemente.

No final da solenidade foi descerrada a placa inaugural da obra e também uma fotografia de Manoel Virgílio Pereira, que dá nome à instituição. Também foi feita uma homenagem à esposa de Manoel.

Saiba mais sobre o CRAE

O CRAE atenderá 126 alunos em turno inverso à escola e contará com um quadro de profissionais composto de psicólogo, fonoaudióloga, psicopedagoga, professores com curso de Educação Especial e bolsistas que cursam Pedagogia e Psicologia. Com o prédio, será beneficiada a comunidade escolar da rede municipal, que não tinha um espaço adequado para terem suas necessidades atendidas. O trabalho era desenvolvido na Escola Municipal Tiradentes. A partir desta segunda-feira (30) os alunos já serão atendidos na nova instituição.

O CRAE é totalmente adaptado com espaços de acessibilidade para cadeirantes, equipamentos destinados ao uso de portadores de deficiência visual, auditiva e motora, adquiridos através de um convênio entre o Município e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC). Outro objetivo da instituição é capacitar os profissionais da educação.

O nome do CRAE foi uma sugestão do vereador Jair Grassi (PP). Manoel Virgílio Pereira foi vereador de Imbé durante dois mandatos. Era carpinteiro e lutou pela construção da Escola Municipal Estado de Santa Catarina e também pela emancipação do Município. Ele faleceu em abril de 2008.

Comentários

Comentários