Vida & Saúde

IPE Saúde autoriza procedimentos médicos pela internet

O Instituto de Previdência do Estado (IPE) adota novos mecanismos para autorização de internações, procedimentos ambulatoriais, exames, transmissão e auditoria eletrônica de contas, que serão processados pela internet a partir de 1º de julho. O sistema eletrônico trará maior agilidade no envio e pagamento das notas, economia na utilização de papel, melhor controle sobre os procedimentos efetuados por médicos, hospitais, clínicas e laboratórios credenciados ao Ipe Saúde e uma maior eficiência e comodidade ao atendimento dos usuários do plano.

O presidente do IPE, Otomar Vivian, destaca que o aperfeiçoamento da gestão do instituto integra o programa Fazendo Mais Com Menos, do governo estadual, que trabalha pela modernização de processos e implantação de novas tecnologias. “O IPE qualifica a gestão buscando a excelência do atendimento aos seus segurados”, afirma o presidente. Segundo o diretor de saúde do IPE, Cláudio Ribeiro, a nova sistemática irá beneficiar dez mil prestadores de serviço da área médica e 935 mil usuários do plano de saúde. “Com a Central WEB de autorização de atendimentos os nossos beneficiários não precisarão mais recorrer às agências do IPE para autorização de diversos procedimentos médicos”, esclarece Ribeiro.

O diretor informa, ainda, que o novo sistema permitirá que as contas enviadas corretamente ao IPE sejam pagas em prazo inferior a 30 dias, valendo para consultas, exames e demais procedimentos. Outro fator importante é que o erro ocorrido no envio da conta poderá ser identificado imediatamente, permitindo que o prestador de serviço corrija-o e reenvie simultaneamente. Ribeiro esclarece que a implantação do software determinará que 100% das contas enviadas ao instituto sejam analisadas eletronicamente, proporcionando um controle sobre toda rede de atendimento. “O Ipe Saúde recebe em média mais de 10 milhões de contas ao ano, números impossíveis de serem analisados manualmente”, esclarece.

Outra novidade informada por Ribeiro é a transmissão eletrônica de exames, que facilitará aos prestadores de serviço e usuários o acesso aos seus resultados pela internet. Também o credenciamento médico poderá ser feito via eletrônica, mediante a digitalização de documentos. O Ipe Saúde, nos primeiros cinco meses do ano, autorizou 1,14 milhão de consultas médicas, três milhões de exames, 189 mil pronto-atendimentos, 55 mil atendimentos hospitalares e 54 mil atendimentos ambulatoriais.

Comentários

Comentários