Mallmann recebe coordenador da área de Segurança de Osório
Nesta tarde de terça-feira (01), o secretário da Segurança Pública, José Francisco Mallmann recebeu, no gabinete, o coronel Luiz Fernando Borges Fortes Spalding, responsável pela coordenação da área de Segurança Pública no município de Osório.
Spalding encaminhou duas questões ao secretário; a primeira diz respeito à manutenção técnica em cinco câmeras de videomonitoramento, adquiridas pela prefeitura. Segundo ele, o Estado dispõe de profissionais com essa especialidade, e poderia auxiliar na tarefa. Mallmann frisou que não é competência do Estado a manutenção de equipamentos adquiridos pelas prefeituras. O que ocorre quando da instalação deste sistema é o monitoramento por parte da Brigada Militar, dependendo da disponibilidade de servidores e do planejamento funcional da corporação. A demanda foi encaminhada ao Comando-Geral da BM.
Outra questão apresentada foi o convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Osório e a Brigada Militar, no ano de 2006, com o objetivo de implantar uma Escola de Formação de Soldados. O acordo previa o investimento de R$ 300 mil por parte do Executivo Municipal, cabendo ao Estado a recuperação de salas de aula e a compra de materiais para as aulas. Os novos PMs, no fim de cada ano, seriam aproveitados na Operação Golfinho da Brigada Militar. De acordo com a informação do coronel Luiz Fernando, passada ao secretário, o convênio nunca foi efetivado.
Mallmann solicitou ao coronel que procure o delegado Antonio Carlos Pacheco Padilha, coordenador do Departamento de Planejamento, Projetos e Convênios (Deplan) da SSP, a fim de que sejam analisados os termos do convênio e, posteriormente, junto à Brigada Militar, a possibilidade de execução do projeto na área do 8º BPM, em Osório.