SEPLAN busca fortalecer parceria com o Ceclimar em Imbé

Em busca de um entendimento sobre as questões relativas ao meio ambiente, a Prefeitura de Imbé busca fortalecer a parceria com o Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos (Ceclimar)….

Em busca de um entendimento sobre as questões relativas ao meio ambiente, a Prefeitura de Imbé busca fortalecer a parceria com o Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos (Ceclimar). Os encontros ocorreram nos dias 28 de junho e 05 de julho, no Ceclimar.

O primeiro contato foi realizado com técnicos da Prefeitura, professores da UFRGS e especialistas em gerenciamento costeiro. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN) que busca solucionar os conflitos existentes no Município. Os temas Plano de Manejo de Dunas e Recursos hídricos já foram debatidos. Num outro encontro será realizada uma reunião técnica que debaterá o tratamento de efluentes, no mês de agosto.

Para manejo de dunas, foram abordados temas atuais, como perda de praia por erosão, planos de manejo que estão sendo executados, transporte de sedimentos praiais, a situação do plano de manejo de dunas de Imbé e como este plano será executado.

O tema tratamento de resíduos e reciclagem foi abordado com discussão da importância do trabalho e como ele pode ser realizado no Município, através de associações de catadores, convênios, Prefeitura, relações custo-benefício, e educação ambiental da comunidade.

O tema recursos hídricos tratou das atividades do Comitê da Bacia do Rio Tramandaí, evidenciando a problemática da falta de participação de diversos setores da região. Algumas etapas já foram concluídas pelo Comitê, como diagnostico da situação dos corpos hídricos.  Outro tema foi “Os Serviços Prestados Pelas Lagoas da Região”, que objetivou apontar qual o papel das lagoas da região.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

O corpo docente e discente ajudará a Prefeitura a elaborar e executar planos previstos e a serem elaborados no decorrer do ano.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas