Vida & Saúde

Secretaria da Saúde promove ações na área de nutrição em Torres

A boa alimentação é responsável pelo bom funcionamento do organismo, contribuindo para a saúde e prevenindo doenças. Além disso, a alimentação correta ajuda a melhorar muitas doenças. Dentro desse enfoque, a Secretaria de Saúde de Torres está desenvolvendo diversas ações na área de nutrição. A meta é melhorar o estado nutricional dos torrenses e conseqüentemente de sua saúde. Por isso, a nutricionista Brenda Luiz da Cunha está atuando em diversos projetos e assessorando as Equipes de Saúde da Família (ESF) para que desenvolvam “um olhar nutricional na saúde”. O objetivo é fazer com que todos os profissionais fiquem atentos e identifiquem os pacientes que necessitam de orientação nutricional, esclarece Brenda.

No entanto, para atingir um maior número de pessoas, o serviço de nutrição da Secretaria de Saúde prioriza o atendimento em grupo. Assim, a nutricionista realiza atendimento e assessoria nutricional aos grupos do programa HiperDia, que reúne portadores de diabetes e hipertensão, e aos Grupos de Gestantes, que já existem em alguns Postos de Saúde e serão criados em outros. Neles, a nutricionista dá orientações quanto à boa alimentação, visando a prevenção e a promoção da saúde. Através do trabalho junto às gestantes, uma das metas é reduzir o índice de bebês que nascem com baixo peso em Torres.

A Secretaria de Saúde também ampliará a sua atuação no Sistema de Vigilância e Avaliação Nutricional (Sivan), do Ministério da Saúde. Até agora apenas as crianças das famílias que recebem o Bolsa Família eram pesadas. Segundo a nutricionista Brenda, a partir de agora a avaliação será mais abrangente, pois, através do trabalho conjunto com as Equipes de Estratégia da Família e das agentes comunitárias, todos os membros da família serão pesados e passarão por uma avaliação nutricional, com levantamento de dados dos seus hábitos alimentares.

Comentários

Comentários