Vida & Saúde

Governo libera recursos para ampliar oferta de mamografias pelo SUS

Representando a governadora Yeda Crusius, a coordenadora estadual da Mulher, Maria Helena Gonzalez, participou nesta quinta-feira (10), no Salão Júlio de Castilhos da Assembléia Legislativa, do lançamento da Semana da Luta Contra o Câncer de Mama e da 5ª Edição da Caminhada das Vitoriosas, promovida pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul.

No evento, Maria Helena destacou que a governadora Yeda Crusius já anunciou a liberação de R$ 2,5 milhões anuais, provenientes do orçamento da Secretaria da Saúde, para aumentar em 30% a oferta de exames de mamografias e ecografias mamárias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

A medida, de caráter preventivo, visa à redução da mortalidade por câncer de mama, doença que mais mata as mulheres no Rio Grande do Sul e, a partir dos investimentos anunciados, a oferta de mamografias no Estado será acrescida de 49.710 exames ao ano, o que resultará numa cobertura anual de 215 mil exames de mamografia pelo SUS.

Com o aumento, serão 7 mil ecografias mamárias a mais ao ano, o que resultará em 30.354 exames a serem realizados anualmente. Desta forma, disse ela, através da Secretaria da Saúde, o Governo do Estado está aumentando ainda em 100% o número de punções e biopsias de mama, ou seja, disponibilizando mais 2.326 punções e biópsias, elevando para 14.000 a quantidade desses procedimentos no SUS. Assim, o Governo passa a investir nesses itens de programação da saúde o valor de R$ 9,3 milhões ano.

Maira Caleffi agradeceu o apoio dados por parceiros importantes como o Banrisul, Hospital Moinhos de Vento, Governo do Estado e aos colaboradores do instituto e ressaltou que a semana que iniciou hoje irá até o dia 18 de julho e a “Caminhada das Vitoriosas” será no domingo, dia 13 de julho, com chegada prevista para as 11h45min, no Parque Redenção.

Ela também explicou que o Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros com o maior número de casos da doença. Em 2008, serão 4,4 mil novos casos de câncer de mama, de acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA). “A mortalidade, no Estado, é de 18% e a capital gaúcha é a cidade brasileira com maior mortalidade por câncer de mama”, informou Maira.

Participaram do evento o presidente em exercício da Assembléia Legislativa, Cassiá Carpes, as deputadas Zilá Breintenbach, Silvana Covatti e Marisa Formolo; o subchefe da Defesa Civil, coronel Joel Prates Pedroso; o vice-presidente do Banrisul, Rubens Salvador Bordini, representantes da direção do hospital Moinhos de Ventos, apoiadores e voluntários do instituto.

Comentários

Comentários