Vida & Saúde

Samu está em processo de regulamentação para começar o atendimento em Torres

Torres recebeu duas ambulâncias da rede Salvar/Samu, sendo uma unidade básica e outra de suporte avançado (UTI), para prestar atendimento móvel de urgência e emergência pré-hospitalar com plantão permanente.

Elas atenderão as situações críticas, onde a brevidade do resgate e a prestação do atendimento no local são os fatores determinantes para a sobrevivência dos pacientes. No entanto, as duas unidades atuarão somente após cumprir diversas determinações da Coordenação Geral das Urgências e Emergências do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde do Estado e a Secretaria Municipal estão trabalhando para que o serviço entre em operação em breve.

O sistema de comunicação das ambulâncias com a Central de Regulação está em fase de implantação e também é necessária a liberação da rede telefônica para que os usuários possam acionar gratuitamente o serviço através do número 192. A chamada será atendida pela Central de Regulação, que aciona as ambulâncias conforme a necessidade. Além disso, antes do início do atendimento deverá ocorrer uma reunião entre o serviço hospitalar e a rede básica de saúde para que entendam o seu papel assistencial dentro da rede Samu.

Conheça mais sobre o Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu/192 ocorre a redução do número de óbitos, do tempo de internação em hospitais e das seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

O Samu realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais que prestam atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

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