Algumas simulações de modelos de previsão, como o ECMWF, indicam um centro de baixa pressão de apenas 987 milibares na noite do próximo domingo (23/05). A pressão atmosférica média ao nível do mar é de 1013 milibares e quanto menor for o valor, mais intenso é o sistema e, por consequência, mais ventos.
Geral

Ciclone com vento forte no Litoral, antecipa frio que chegará nos próximos dias

Chuva, ciclone, vento e frio a caminho dos gaúchos nos próximos dias, segundo a MetSul.

O tempo terá uma significativa mudança entre quinta e sexta-feira no Rio Grande do Sul com a atuação de uma área de baixa pressão e uma frente fria que vão trazer chuva e até um risco menor de temporais isolados no Estado.

Esta mudança já começa no final desta quarta-feira a partir do Oeste gaúcho com a formação de áreas de instabilidade à noite junto à fronteira com a Argentina, nas áreas do Uruguaiana e de Itaqui.

Na quinta, a instabilidade do Oeste avança e alcança apenas parte do Estado, concentrando-se mais no Oeste, no Centro, no Noroeste e pontos do Nordeste gaúcho, permanecendo a maior parte do Sul do Estado ainda sem registro de precipitação.

Na sexta-feira, porém, com o movimento para Leste (Litoral) de um centro de baixa pressão, a tendência é que a chuva atinja a maior parte do Rio Grande do Sul e locais que não tiveram precipitação na véspera.

Ao alcançar o oceano durante o fim de semana, a área de baixa pressão deve rapidamente se aprofundar e dar origem a um ciclone extratropical.

Por isso, o começo da próxima semana terá tempo bastante ventoso com rajadas fortes a ocasionalmente intensas no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul (Litoral), finaliza a MetSul.

Como resultado, este sistema vai impulsionar uma nova massa de ar frio para o Sul do Brasil.

Marinha emite alerta

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), participa que a formação e a aproximação de um sistema frontal poderão provocar ventos de direção Nordeste a Noroeste, com intensidade de até 75 km/h (40 nós), na faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Garopaba, entre as noites dos dias 21 e 22 de maio.

Os ventos associados a esse sistema meteorológico poderão ocasionar agitação marítima com ondas, em alto-mar, de direção Nordeste a Noroeste, com até 4,0 metros de altura, entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, ao sul de Laguna, entre as noites dos dias 21 e 22 de maio.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema

Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

Quer receber as principais notícias em seu WhatsApp? Clique aqui.

Comentários

Comentários