Geral

Parque Eólico de Osório é visitado por secretários estaduais de Energia

O encontro do Fórum de Secretários de Estado para Assuntos de Energia se encerrou, na manhã desta sexta-feira (19), com visita de dirigentes de diversas unidades da federação ao parques eólicos de Osório, onde foram recebidos pelo secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, e pelo presidente da empresa Ventos do Sul Energia, Telmo Magadan. “Até o final deste ano, provavelmente aqui em Osório, o fórum vai propor que se forme definitivamente política para matriz eólica no país”, anuncia Andrade. Na avaliação de Magadan, “a partir deste encontro, consolida-se total apoio dos secretários de Energia em defesa de política definitiva para a energia eólica no Brasil”.

O empreendimento, subdividido nos parques Índios, Osório e Sangradouro, tem potência instalada de 150 megawatts (MW) e se constitui de 75 aerogeradores cada, instalados sobre torres de concreto de 100 metros de altura.

O projeto prevê duplicação, com aumento de capacidade para 300 MW e, para isso, tem licenciamento ambiental concedido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Magadan relatou aos secretários investimentos do grupo Eclenor no município e detalhou a operação de geração de energia. A reunião do fórum se iniciou quinta-feira em Porto Alegre, com apresentação de Andrade sobre matriz energética do Rio Grande do Sul e do técnico da Petrobrás Mauro Yuji sobre exploração de petróleo na camada pré-sal.

Comentários

Comentários