Educação

Definido o calendário escolar da rede pública para 2009

Com o objetivo de que o ano letivo se inicie de forma tranqüila, a governadora Yeda Crusius e a secretária da Educação, Mariza Abreu, anunciaram, nessa quarta-feira (24), o calendário padrão para 2009 a ser adotado pela rede de ensino público no Rio Grande do Sul. Com previsão de início das aulas para 2 de março e término em 23 de dezembro, o calendário sugerido é flexível, podendo ser ajustado se houver necessidade de unificação de datas entre escolas estaduais e municipais.

A assinatura do decreto que fixa as normas para o calendário 2009 ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), como parte das atividades do encontro das Coordenadorias Regionais promovido pela Secretaria Estadual da Educação. Também estão previstos os dias 26 e 27 de fevereiro para reuniões de formação pedagógica e o dia 28 de fevereiro e um sábado de março (a critério da escola) para encontros de planejamento com todos os integrantes do quadro de pessoal.

“Cada vez mais, exige-se a utilização de todos os instrumentos para se oferecer uma boa escola para todos. Planejamos com mais vigor para avançarmos com qualidade. Queremos começar o ano letivo com uma rotina de trabalho programada, tranqüila e corajosa.” afirmou Yeda Crusius, que assinou também as portarias referentes à confirmação de matrícula e à inscrição para novos alunos.

As rematrículas, assim como as inscrições para ingresso no primeiro ano do Ensino Fundamental, primeiro ano do Ensino Médio e da Educação Profissional devem ser realizadas entre os dias 15 e 31 de outubro. 

A formalização protocolar do calendário é uma tradição instituída no Estado pela Assembléia Legislativa, motivada pelo fato de a temporada de verão no Rio Grande do Sul se estender até o mês de março, diferentemente dos demais estados brasileiros. A medida protege a economia do Litoral Norte e possibilita às famílias gaúchas que organizem suas férias de verão.

 “O calendário do ano letivo 2009 prevê o início das aulas para depois do Carnaval, preservando assim a economia do litoral gaúcho. A Secretaria da Educação elaborou este documento pensando em toda a sociedade, e não somente em alunos e professores”, disse a governadora.

Em seu pronunciamento, Mariza Abreu destacou o projeto da Secretaria da Educação, coordenado pelo professor Chico Soares, destinado ao mapeamento da situação socioeconômica das escolas e a discutir o padrão curricular pedagógico para o Rio Grande do Sul.

Comentários

Comentários