Municípios terão esforço concentrado para completar imunização contra rubéola
Os municípios onde a vacinação contra a rubéola ficou aquém do esperado receberão um esforço concentrado durante o mês de outubro para completar a cobertura da população que deve receber a imunização.
A informação foi dada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ontem (24), em Brasília, depois do lançamento da campanha nacional para combater o uso inadequado de medicamentos.
“Agora, as secretarias municipais [de saúde] estão partindo para a busca ativa indo para locais de grande circulação de pessoas e captando aquelas que por algum motivo, esquecimento, falta de tempo ou porque não foram bem informadas, não se vacinaram”, afirmou Temporão.
A expectativa do ministro é que com essa ação seja possível atingir 100% da população alvo e, a partir daí, solicitar à Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de erradicação da rubéola congênita no país.
“Acho que está caminhando. É um esforço gigantesco. São 70 milhões de pessoas [que deveriam receber a vacina] e já vacinamos 60 milhões. Então estou satisfeito. Nós vamos chegar lá. Vamos conseguir alcançar a cobertura adequada e erradicar a rubéola do Brasil”, disse Temporão.
Segundo o ministro, desde o início da campanha nacional de vacinação contra a doença (no dia 9 de agosto) já foi possível imunizar 88% das mulheres e 82% dos homens do público-alvo.
Inicialmente, a campanha tinha término previsto para o dia 12 de setembro em todo o país, mas foi prorrogada por uma semana em vários estados por causa da baixa procura pela imunização.