Onda de tempestades e calorão: MetSul faz alerta para a semana
A atmosfera vai estar muito instável entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul entre esta segunda-feira (25) e a quinta (28) com condições extremamente favoráveis à ocorrência de fortes a intensos temporais isolados, alguns severos, com potencial elevado de causar estragos por granizo e vendavais, alerta a MetSul.
No decorrer da segunda-feira, a instabilidade do Uruguai avança para o Rio Grande do Sul e vai atingir principalmente o Oeste e o Sul gaúcho, afetando mais tarde o Centro do Estado rumo ao final do dia.
É alto o potencial para temporais isolados com granizo de variado tamanho e vendavais localizados.
Na maioria das áreas da Metade Norte, a segunda-feira será de sol com aumento de nuvens.
Terça-feira de mais temporais
Chove na maior parte do Rio Grande do Sul na terça-feira com a instabilidade mais generalizada entre a madrugada e de manhã.
Na segunda metade do dia, o tempo começa a abrir no Oeste com advecção de ar muito quente enquanto na Metade Leste o tempo segue instável.
Quarta-feira de tempestades severas
Cenário perigoso de tempo severo vai se estabelecer na quarta-feira, quando uma corrente de jato em baixos níveis vai ganhar muita força entre o Centro da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul, trazendo ar muito quente e gerando um padrão divergente de vento muito acentuado.
O sol predomina na maior parte do Rio Grande do Sul durante a quarta-feira e vai fazer muito calor com máximas acima de 35ºC em alguns municípios, mas o tempo tende a se instabilizar com chuva e temporais principalmente nas Metades Oeste e Sul do estado.
Chuva se espalha na quinta-feira
A instabilidade vai alcançar grande parte do Rio Grande do Sul na quinta-feira que terá aumento de nuvens e não repetirá o calor da véspera.
Partes do estado gaúcho podem ter chuva localmente forte e as condições vão seguir propícias a temporais isolados de vento forte e granizo. Risco de supercélulas de tempestade.
A MetSul Meteorologia adverte que o padrão atmosférico na primeira metade da semana vai ser favorável à formação de supercélulas de tempestades, algumas com rotação e possível risco de atividade tornádica, especialmente no Centro da Argentina e no Uruguai.
Risco menor vai se estender a cidade do Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul.
Já nesta segunda-feira há possibilidade de formação de algumas supercélulas de tempestade, entretanto o risco maior se dará na tarde e noite da terça-feira e durante a quarta-feira com a enorme intensificação da corrente de jato em baixos níveis e a queda acentuada da pressão atmosférica.
Reitera-se que o risco principal se dará em províncias do Centro argentino e em departamentos uruguaios.
Calor
Uma corrente de jato de incomum intensidade vai trazer ar muito quente para o Rio Grande do Sul na metade da semana.
A temperatura vai disparar em algumas cidades que terão marcas de verão em pleno final de abril, quando normalmente as marcas nos termômetros já são menores e os dias de forte calor mais escassos.
Quarta-feira será o dia mais quente
A corrente de jato em baixos níveis da atmosfera vai se intensificar muito durante a quarta-feira.
Os ventos projetados a 1.500 metros de altitude por modelos numéricos chegam a 80 nós ou 150 km/h.
Trata-se uma corrente de jato em baixos níveis (JBN) atipicamente intensa, é possível dizer até violenta, muito mais forte do que comumente se costuma observar.
Ainda segundo a MetSul, muitas cidades do Rio Grande do Sul vão ter máximas acima dos 30ºC na quarta-feira à tarde.
Porto Alegre pode ter 32ºC a 33ºC.
Na região metropolitana e nos vales, as máximas podem subir até 35ºC ou mais.
São valores muito acima do que é normal para esta época do ano.
A temperatura máxima média história de Porto Alegre em abril é de 26,4ºC (série 1991-2020).
Receba as principais notícias no seu WhatsApp