Corrupção, Jesus Cristo e você
Jesus Cristo diz: que aproveitará o ser humano se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Mateus 16. 26.
Conta a mitologia grega que Narciso era um jovem extraordinariamente bonito. Sendo ele tão bonito, ia freqüentemente ao lago ver sua imagem refletida na superfície da água. Com o tempo apaixonou-se por si mesmo, ou melhor, por sua imagem refletida no espelho da água e, ao tentar juntar-se a ela, morreu afogado nas águas do lago.
Esta lenda nos faz refletir um pouco sobre a vivência cristã em meio ao mundo egoísta e narcisista em que vivemos. Não nos referimos aqui ao narcisismo como doença, mas de uma cultura globalizada, que exalta o narcisismo e o egoísmo. Milhares de pessoas consomem suas vidas em busca de ideais de felicidade: o corpo perfeito, riquezas, poder, fama, enfim, mirabolantes imagens de perfeição projetadas no lago da mídia.
Porém Jesus Cristo nos alerta: que aproveitará o ser humano se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Mateus 16.26
Os ditos de Jesus questionam opções e valores, considerados vitais para proteger e salvar a vida. Jesus nos convida, convida seus discípulos, suas discípulas, a multidão a fazerem uma nova opção de vida, opção esta que alicerça-se nos valores do evangelho e na sua missão redentora. Missão esta que é diferente da proposta egoísta, do proveito próprio e narcisista do mundo, que propõe a felicidade sem doação, sem perda dos benefícios próprios; mas sim aquela missão que inclui o amor, a justiça, a doação, a paz.
A vida de Narciso é medíocre e trágica, pois nunca se permitiu ir além de si mesmo. Uma vida que não enxerga o próximo, uma vida sem doação e amor aos outro é uma vida vazia e triste.
Quem faz a opção da nova vida em Cristo participa da transformação do mundo, da vitória sobre a morte e dos sinais do reino de Deus no mundo. Seguir a Cristo, entregando sua vida em suas mãos, é encontrar o caminho do significado, da dignidade e da eternidade que só se recebe daquele que também nos deu a vida que hoje desfrutamos.
Você se incomoda com a corrupção? Então não seja corrupto, não fure fila, devolva o troco certo. Você acha que ninguém faz nada pelos outros? Faça você. Nade contra a maré narcisista e do proveito próprio. Seja uma pedra viva do amor e da ação salvífica de Cristo no mundo.
Que Deus nos abençoe e nos guarde.