Descaso em Capão da Canoa: crianças tomam banho em bueiro
Está coluna foi escrita interinamente por Guilherme Dexheimer.
Estamos próximos do dia das crianças. Dia este que nos faz pensar muitas coisas sobre nossos pequenos de hoje e, o futuro do país amanhã. Entre elas, um cenário muito comum de se ver em grandes cidades, capitais geralmente. O descuido com elas.
Quero abordar este tema, pois ontem vi uma cena que me chocou e que, como disse, estamos acostumados a ver em grandes cidades. Crianças de no máximo 6 a 8 anos de idade brincando dentro de bueiros, no centro de Capão da Canoa.
Estava chovendo muito, as crianças tomando banho alegremente no esgoto a céu aberto. O mais grave é que mais adiante estavam os pais observando sem dizer nada.
O que se passa na cabeça de pais como estes? É extremamente revoltante ver que eles permitem um absurdo destes; com riscos sérios de pegarem doenças respiratórias, infecções e qualquer outro tipo de doenças. Quando isso ocorre, os mesmos pais irresponsáveis que aplaudiam as brincadeiras dos filhos, agora vão correndo para os hospitais pedindo pelo amor de Deus curem meus filhos.
Conversei com uma das mães, que não quis se identificar, segundo ela os filhos sempre brincaram ali e nunca pegaram nada. Falou ainda que se pegarem, os hospitais estão aí para tratar isso mesmo. Perguntei se não era mais saudável ir até o mar, pois lá é limpo, ela me respondeu que é perigoso deixar criança no mar. Esgoto não é mais perigoso que o Mar? As chances de morrer por doenças são muito maiores.
Gostaria de alertar a administração municipal para este problema. Algo precisa ser feito para que esta cena não se repita. Bloquear a passagem no bueiro ou até mesmo tapa-lo.