Uma frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil neste fim de semana e promover uma radical mudança do tempo com queda acentuada da temperatura que será acompanhada de chuva e vento, segundo a MetSul.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″ mobile=“1”]
O sistema frontal avança na dianteira de uma forte massa de ar frio de origem polar e vai ser precedido por uma massa de ar muito quente.
O ante e o pós passagem da frente fria vão ter características radicalmente distintas. O sábado será um dia quente no Sul do Brasil com muito calor em diversas áreas. As máximas vão passar dos 30ºC em muitas cidades com marcas de 31ºC a 33ºC na Grande Porto Alegre, nos vales e no Noroeste gaúcho.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″ mobile=“1”]
Marcas até superiores são possíveis em alguns pontos.
Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera vai trazer ar quente e quente horas antes da chegada da frente fria, em uma condição pré-frontal, o que vai elevar acentuadamente as marcas nos termômetros com calor e ainda vento do quadrante Norte que poderá soprar com rajadas em algumas localidades.
A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de vento moderado a forte com rajadas muito fortes em alguns locais na chegada e passagem desta frente fria.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″ mobile=“1”]
Não se desenha cenário de tempo severo generalizados com temporais de granizo, vendavais e chuva forte.
Pode até cair granizo isolado no sábado no Oeste e no Sul gaúcho, mas o maior risco é vento.
O ar mais gelado avança no fim do domingo, quando não se descarta mesmo precipitação invernal nas cidades de maior altitude do Sul do Brasil.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″ mobile=“1”]
Marcas abaixo de 10ºC, logo de um dígito, serão generalizadas no fim do domingo e o vento por vezes forte de Sul trará muito baixa sensação térmica.