Ciclone, vento, frio, geada e chance de neve
Rio Grande do Sul: A MetSul Meteorologia alerta que a virada da estação e o começo da primavera vão ser marcados pela formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha com chuva, vento e frio, e talvez até queda de neve, com tempo firme, marcas negativas e geada na sequência com o domínio do ar frio de alta pressão atmosférica.
Uma área de baixa pressão cruzará o Rio Grande do Sul nesta quinta e vai se aprofundar, trazendo muitas nuvens e chuva em diversas regiões.
Os maiores acumulados são esperados no Sul e no Leste do estado (Litoral), onde em alguns pontos os volumes devem ficar entre 50 mm e 75 mm com pancadas localmente fortes a ocasionalmente torrenciais.
Ciclone extratropical traz vento
Um ciclone se forma no final desta quinta-feira sobre o Oceano Atlântico, junto à costa gaúcha, a partir de um centro de baixa pressão que vai cruzar o território gaúcho no decorrer do dia com instabilidade.
O ciclone não deve ser intenso e deve ter pressão mínima central na costa de 997 hPa no final da quinta e de até 994 hPa no começo da sexta, quando começa a se distanciar do continente.
De acordo com a MetSul, O ciclone intensifica o vento nesta quinta com rajadas mais da tarde para a noite e que persistirão durante a madrugada e manhã da sexta, sobretudo no Sul e no Leste gaúcho.
As rajadas vão ficar, em média, entre 60 km/h e 70 km/h, podendo atingir 70 km/h a 90 km/h em pontos da Lagoa dos Patos e do litoral.
Ciclone impulsiona ar frio
O ciclone extratropical vai impulsionar para o Norte uma massa de ar frio. A massa de ar frio que avança para o Sul do Brasil é de forte intensidade para esta época do ano.
As madrugadas mais frias devem ser as de sexta e do fim de semana com previsão de até 7ºC ou 8ºC em Porto Alegre, marcas abaixo de 5ºC na maioria das cidades do interior gaúcho e mínimas negativas em áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Embora as madrugadas frias, as tardes serão amenas com maior aquecimento no domingo.
A geada deve ocorrer nos três estados do Sul, com a possibilidade de queda de neve nas áreas de maior altitude de Santa Catarina no começo da sexta-feira.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp