MetSul alerta para formação de novo ciclone no RS
A MetSul Meteorologia alerta que a formação de um novo ciclone extratropical (ciclogênese) trará chuva localmente forte a torrencial e condições de tempo severo no Centro-Sul do Brasil nesta segunda metade da semana.
O aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre o estado do Rio Grande do Sul instabilizará fortemente a atmosfera no Sul do país assim como em parte do Sudeste e do Centro-Oeste.
Uma área de baixa pressão vai migrar nesta quinta-feira do Nordeste da Argentina para o Rio Grande do Sul, devendo se aprofundar muito sobre o território gaúcho.
Ainda segundo a MetSul, a pressão atmosférica em superfície cairá significativamente e deve baixar de 1.000 hPa em diversos municípios, o que é um patamar de pressão muito baixa.
A maior e mais intensa instabilidade ocorre durante a quinta-feira.
Nuvens muito carregadas vão cobrir o Rio Grande do Sul entre a madrugada e de manhã com chuva em todas as regiões e que virá com pancadas fortes a torrenciais em muitas cidades.
As pancadas virão com raios, e intensas trovoadas em alguns municípios, com risco de granizo e rajadas de vento forte.
A combinação de ar mais quente em níveis baixas da atmosfera com uma pressão atmosférica muito baixa proporcionará a formação de nuvens muito carregadas, de grande desenvolvimento vertical, capazes de gerar fenômenos severos localizados como granizo de variado tamanho e vendavais.
Os temporais ainda trarão chuva muito intensa e com grande número de raios em alguns pontos, o que resultará em acumulados de precipitação muito altos em curto período capazes de causar alagamentos e inundações repentinas.
São possíveis volumes de 30 mm a 50 mm em apenas uma ou duas horas em alguns municípios.
Mais cedo, a Marinha do Brasil também emitiu alerta para ventania no Litoral Gaúcho.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp